PLANTANDO DÁ, SIM

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bolsas de mestrado em gênero na Espanha

Estão abertas, até inicio de março 2010, inscrições para bolsas de mestrado e doutorado na área de Gênero para várias universidades na Espanha (Madrid, Barcelona, Cadiz, Huelva). Tratam-se de cursos de um ano escolar espanhol (outubro 2010 a junho 2011), com a caracteristica de mesclarem atividades teóricas e estagios em instituições, prevendo uma monografia final de curso. A bolsa tem valor variado, segundo a instituição, mas cobre o pagamento do curso (as universidades espanholas publicas são pagas), passagem aérea e mensalidade para manutenção na Espanha. É necessario já ter concluido a graduaçao para se candidatar e ter um bom dominio de espanhol para a entrevista de
seleção. Divulguem entre seus pares pois é uma excelente oportunidade de formação na área de Gênero. Informações sobre as bolsas para os cursos de mestrado estão em
http://gestion.fundacioncarolina.es/candidato/becas/programas/programas.asp?Id_Area=27&clicko_area=1

GUERREIROS INDÍGENAS


Hoje diversas etnias indígenas que estavam de plantão na sede da FUNAI em Brasília saíram do prédio. Algumas delegações decidiram voltar prásuas aldeias e outras decidiram ficar para continuar na busca de uma audiência com o Presidente Lula.

Tudo surgiu devido a um Decreto Presidencial feito de forma antidemocrática e sem qualquer respeito aos direitos indígenas como a consulta prévia, livre e informada, recomendado pela ética que deve prevalecer entre a humanidade e pela Declaração da ONU sobre os Direitos Indígenas.

Não sabemos o que vai acontecer no amanhã, mas certamente se não forem ouvidos ou recebidos pelo Presidente do Brasil, os Povos Indígenas perceberão mais uma vez, que o homem branco e as autoridades só ouvem o índio se tratados como vítimas ou pobres, pois não aprendeu ainda, a se postar com dignidade e respeito perante as primeiras nações.

Afirmar o direito indígena e sua identidade é um direito universal, falar e ser ouvido é base das grandes democracias mesmo falando linguas e tendo costumes diferentes.

O mundo do homem branco é um universo. O mundo indígena é uma cosmovisão. O governo nacional é uma democracia que busca o voto do índio, mas não lhes dá voz!



Fonte:
M. MARCOS TERENA
Cátedra Indigena - CII - Miembro
Memorial dos Povos Indigenas - Director
http://marcosterena.blogspot.com
www.intertribal.org.br