PLANTANDO DÁ, SIM

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Escorpiões no bairro do Ipiranga assustam moradores

Os animais peçonhentos foram encontrados nas proximidades da Rua Xavier Curado, no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital. Os casos, reincidentes, assustam os moradores desde o final de 2009.
Há quem tenha encontrado escorpiões em armários, jardins ou calçadas.
Estas imagens foram tiradas no início do inverno deste ano, que apresentou temperaturas atípicas para a estação. 

Tais aracnídeos possuem hábitos noturnos e alimentam-se principalmente de  insetos e aranhas. Escondem-se em bueiros, entulhos, galhos e material de construção. Os ataques são mais comuns na primavera e no verão e a gravidade da picada varia. Todos são venenosos e é preciso cuidado ao manusear pilhas de materiais de construção, armários e calçar sapatos.
Em caso de acidente recomenda-se não sugar a picada nem fazer torniquete, o que pode agravar a situação. Recomenda-se levar o ferido imediatamente a um médico e, se possível, que o animal também seja recolhido, para identificação. Para a colheita deve ser chamado um técnico do Centro de Controle de Zoonoses ou, em último caso, prenda-o em um vidro, utilizando luvas de couro, calçados grossos e fechados e um objeto como uma pá utilizada para recolher lixo.

Notificada, a prefeitura providenciou o envio de técnicos ao local, para a aplicação de produtos nos bueiros e investigar a infestação.


Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja à vontade para comentar, elogiar, criticar, enviar sugestões ou dúvidas.