Na face, sinal dos anos, é marca de felicidade: se você jamais ri com os olhos, com o rosto todo, nunca terá as malfadadas ruguinhas. Também não terá um sorriso sincero.
Nas refeições, se bem que algumas culturas consigam elaborar pratos com pés-de-galinha (e não é incomum comê-los), não consigo imaginá-los apetitosos. Por outro lado, como contém grande quantidade de colágeno natural, não custaria nada provar uma receita nova. Quem sabe passo a gostar?
Nos jardins, pés-de-galinha são invasoras. Praga. Entretanto, pesquisando (http://wikbio.com/pt/Capim-p%C3%A9-de-galinha-Grama-Propriedades-Plantas-Medicinais), verifico que a antipática e resistente plantinha pode, sim, ser benéfica à saúde: tem propriedades de purificação, laxantes e diuréticas, pode ser usada contra pedras nos rins e doenças do trato urinário (uretrite ureteritis, oligúria, urolitíase e da vesícula biliar), bem como contra doenças do fígado (bile distonia, colecistite, hepatite) e do aparelho geniturinário (cistite), além de outras patologias como a gota, hipertensão arterial, edema, excesso de peso acompanhado por retenção de líquidos. Parece exagero. Já que divulgo os benefícios, seguem também as contra-indicações: hipertensão, doença cardíaca ou insuficiência renal moderada a grave e nas formas que contenham álcool a crianças menores de dois anos, obstrução da via biliar e gravidez (popularmente considerada abortiva). Tudo bem. Como é uma erva, nada mais natural que seja útil, tenha qualidades medicinais.
Por outro lado, se penso nas demais plantinhas, que nascem como invasoras e podem ser lindas se plantadas em conjunto - o dinheiro-em-penca, o jardim inglês e tantas que nem sei o nome (acompanhe as postagens, há muita matéria a respeito), lembro de uma máxima de Burle Marx: "Não existem plantas feias. Existem plantas mal combinadas."
Daí, se o pé-de-galinha, tão resistente e verdinho, é plantado em conjunto, pode ser, sim, uma planta ornamental.
Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a
fonte.
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade
para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC –
Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esteja à vontade para comentar, elogiar, criticar, enviar sugestões ou dúvidas.