PLANTANDO DÁ, SIM

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Projeto orienta pescadores sobre captura acidental de espécies marinhas

PRESERVAÇÃO – Em caso de capturas acidentais, a população pode entrar em contato com o órgão por meio dos telefones (13) 99603-0986 e 99601-2570

Golfinhos e tartarugas marinhas são animais que habitam em águas costeiras e não é raro ver alguns destes seres marinhos no Litoral Paulista. Porém, eles estão sendo alvo da captura acidental, ou seja, aparecem nas redes mesmo não sendo o objetivo da pescaria.
Ocorre que muitos pescadores sabendo que estes animais são protegidos no Brasil, e sua pesca é proibida, dificilmente informam a algum órgão ambiental o fato de golfinhos e tartarugas terem ficado presos em suas redes e aí estes animais acabam morrendo quando poderiam ter sido salvos.
O Projeto Pescador Amigo/Biopesca realiza este trabalho de conscientização desde o ano passado nas comunidades pesqueiras em Itanhaém e também em outras cidades do litoral: Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e ao sul de São Sebastião.
O projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento do impacto destas capturas acidentais e sensibilizar pescadores sobre a pesca responsável. Portanto, em caso de capturas acidentais, a população pode entrar em contato com o órgão por meio dos telefones (13) 99603-0986 e 99601-2570.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja à vontade para comentar, elogiar, criticar, enviar sugestões ou dúvidas.