Completado um ano de Itanhaém, só tenho a agradecer: à cidade, às pessoas que me rodeiam (em especial ao Ronaldo), ao trabalho, à minha família e, em especial, a Deus.
Durante este ano, sempre que possível e o sol sorria, fui à praia, no horário do almoço, agradecer.
Trabalho a duas quadras das ondas do mar, que lambem as rochas e as areias e me recepcionam. Posso agradecer em voz alta, pois a praia está, via de regra, vazia de gente: barquinhos de pescadores ao longe e gaivotas aos pés.
No caminho, colho presentes: mudinhas de plantas (PANC, você sabe o que é isso?), flores de comer e de ver, espalhadas pelas calçadas. Fios, que uso para fazer vasos com cocos, cristais.
Conheço gente nova, que me abre as portas de seus jardins para me oferecer mudas em sacolinhas e aquelas outras que cobicei são oferecidas por conta dos ventos que quebraram galhos, literalmente, para o meu prazer (o hibisco rosa dobrado, sob a bolsa, é exemplo).
Não posso pensar de outra forma, pois é imaginar algo (ler sobre, falar de) e encontrar. Como se tudo o que eu quisesse viesse ao meu encontro. Pequenos mimos, que me alegram a vida.
Presenteio, também: um saco plástico, um toco de isopor, é levado até a lixeira mais próxima. É o mínimo que posso fazer, em face de tanto que recebo.
Tudo é exuberância, verdura, que enche o peito de enternecimento.
Claro, os 365 dias não foram só flores. Houve uma enchente, que assustou bastante, se bem que não deixou qualquer prejuízo, mas as grandes águas, somadas à maré alta, juntou medo e cuidado ao sobressalto.
O prefeito Marco Aurélio promete, não sei o quanto cumpre ou o quanto serão eficazes as medidas, mas o certo é que, chegado o verão, o rio está limpo, mais fácil de escoar o que desce do céu.
No mais, nada é o mesmo de há um ano: tudo é mais verde, morangos e physalis salpicam todo o jardim, ganhei novas árvores, maracujás cobrem agora todo o muro, tudo cresceu, verdejou, vive vigorosamente.
O pequeno-grande quintal nos torna quase autossuficientes: bastam a verdura, as frutas, os legumes; sobram passarinhos.
Comecei a criar meus mundinhos em terrários encantados, que (graças a Deus), são apreciados. Também ecoartesanato (é claro).
Meu entorno se amplia, se funde em horizontes amplos e coloridos, como pôr-dos-sóis reluzentes sobrepostos.
Não posso, no meu encantado mundo, desprezar os tantos que, com a crise, hoje sofrem com o desemprego e a carestia.
As coisas vêm, entretanto, para o bem: a Lavajato está aí pra desenterrar esqueletos e eu acredito piamente que o sol brilhará mais forte, amanhã.
Mas para quem já sofreu tantos altos e baixos, fica a lição de que amanhã sempre haverá um futuro melhor. É acreditar, viver o presente e gozar cada oportunidade de ser feliz, sem se ressentir por não ter o carro novo do vizinho. Tudo vem a seu tempo.
Nem o mal nem o bem dura para sempre e nem o mal nem o bem podem ser analisados pela nossa compreensão limitada. Muitas vezes - não poucas -, os supostos males são, na verdade, bens.
Se você está vivo, comemore! Se tem saúde, comemore! Se tem a quem amar, comemore! E se há possibilidade de ter equilíbrio financeiro, comemore, também.
Viva a vida!
Neste ano ganhei um novo amigo, Caíco, o pescador, descobri que Itanhaém dispõe de muitas trilhas ecológicas, entre elas a do Morro Sapucaitava que até criança faz, e cumpri o sonho do meu primeiro réveillon aqui na terra.
São matérias que, com certeza, você vai gostar.
Depois você me conta, tá?
GOSTOU? COMPARTILHE.
NÃO GOSTOU? COMENTE. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR
Escreva, comente. Se para
elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro
ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que
lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço
e tentarei ser melhor, da próxima vez.
Obrigada
pela visita!
QUER RECEBER
DICAS? SIGA O BLOG.
SEJA LEAL. NÃO
COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
VERDEGLÓRIA TERRÁRIOS E
ARTESANATO ECOLÓGICO
CHAPÉU DE PRAIA
MEU QUADRADO
"CAUSOS":
COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esteja à vontade para comentar, elogiar, criticar, enviar sugestões ou dúvidas.