QUAL O MELHOR MATERIAL? QUAL A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO?
Portão de ferro
No litoral, portão de ferro é uma aberração, pois não tem como durar: a maresia acaba rapidamente com ele. Se detona concreto, cria limo em telhas, o que dirá com aquilo que enferruja! O ar é úmido demais para o ferro: grades, móveis de jardim, qualquer coisa exposta ao tempo.Mesmo em outras regiões, precisará de manutenção, como lixamento, zarcão e pintura, para evitar ou eliminar áreas carcomidas.
Portão de madeira: verniz, tinta e óleo queimado
O portão de madeira, qualquer que seja ela, precisará de manutenção, anual ou bianualmente: lixa, tintas ou vernizes.
O Wladimir, amigo e colega de trabalho, passa, uma vez por ano, óleo queimado; seu vizinho, a cada seis meses. Funciona e sai muito barato. Basta um pincel ou uma broxa e pedir o produto em um posto de gasolina ou loja de produtos para motocicletas.
Experimentei em uma porta que, exposta ao sol e à chuva, estava sendo muito judiada. O verniz estava descascando e resolvi tirar tudo. Com o óleo queimado, ganhou vida e está mais conservada.
Gostei do resultado. Contava que fosse ficar um cheiro ruim por uns dias, mas isso não aconteceu.
GOSTOU? COMPARTILHE.
Portão de aço
O portão de aço é durável, requer menos manutenção mas é muito mais caro; melhor o aço, maior o preço, se bem que o custo-benefício possa valer a pena. O problema é o bolso.Portão de alumínio
Por fim, o portão de alumínio requer menor manutenção, mas costuma ser muito leve. Prefira os revestidos com placas, se a intenção é, além de vedar, proteger seu imóvel.E alumínio mancha. Mancha, mesmo. Para conservá-lo mais bonito, costuma-se passar vaselina e esfregar. Funciona.
SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
OUTROS CUIDADOS NA ESCOLHA DO PORTÃO
O entorno
Entretanto, não basta escolher material e modelo; é preciso estar atento ao entorno. Como é sua vizinhança?Um conhecido nosso, morador da mesma casa há dezoito anos, jamais havia sido roubado ou furtado. Bastou trocar o portão para, em uma semana, ter sua casa visitada pelos ladrões.
Pudera! Era o portão mais bonito da rua!
Pense no portão como no espaço onde você estaciona seu carro. Você não deve estacionar seu veículo entre outros, de valor muito menor. O ideal é que o seu "se perca" entre os outros, visualmente, se equilibre e não ganhe destaque.
Se nunca pensou nisso, imagine um ladrão passando na rua. Bate os olhos e pensa: "Carrão de bacana!"
Assim a sua casa. Para que destacar ela da casa dos vizinhos? Ela pode ser muito bem cuidada, mas não um atrativo para os amigos do alheio.
Portões de alumínio:
Portões de alumínio são visados pelos meliantes.Se a casa estiver em uma rua calma, sem saída, o risco é maior. Ainda não levaram o portão de minha cunhada, que é de alumínio, mas certa vez, meu sobrinho encontrou o carro dele sem nenhuma das rodas. E isso aconteceu em uma tarde!
Aberturas
Em toda parte leio a mesma coisa: é necessário deixar aberturas, para que se veja, do exterior, o quintal. A medida seria recomendada porque, se alguém entrar, na rua saberão o que está acontecendo.Entendo que cada caso é um caso e deve ser estudado à parte.
De minha parte, penso em "quem está dentro deve poder ver quem está fora", não o contrário.
Para tanto, buraquinhos não adiantam, porque alguém pode xeretar o interior e você não sabe que está sendo observado.
Ou tudo, ou nada.
Mais de bom senso e pensar caso a caso?
Furtaram uma proteção contra insetos em uma casa (aquele rodinho, instalado embaixo da porta), em rua com pouco movimento. Tiveram a pachorra de desparafusá-lo. Qual o valor comercial do utensílio? Quase nenhum.No Ipiranga, bairro paulistano, em uma casa ao lado de uma grande igreja, rua com movimento intenso, os moradores mantém uma cobrinha de areia do lado de fora da porta e ninguém furta; em uma avenida, em Itanhaém, também com grande fluxo de pessoas e automóveis, vários imóveis têm o mesmo rodinho, ignorado pelos meliantes.
Por um lado, têm coisa melhor para fazer, por outro, dá muito trabalho.
DEIXE SEU
COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR
Pude ser útil?
Se sim, visite,
compartilhe os blogs e acompanhe as publicações.
Se não, estou à disposição
para esclarecer qualquer dúvida. Basta escrever, ok?
Um abraço, obrigada pela
visita e fique à vontade.
Obrigada
pela visita!
QUER RECEBER
DICAS? SIGA O BLOG.
SEJA LEAL. NÃO
COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
CHAPÉU DE PRAIA
MEU QUADRADO
"CAUSOS":
COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esteja à vontade para comentar, elogiar, criticar, enviar sugestões ou dúvidas.