"É estranho como uma pessoa pode saturar um ambiente de vitalidade e entusiasmo. Mas há outras pessoas - e aquela garçonete era uma delas - que podem drenar toda a energia e alegria de um ambiente, sugar todo o prazer porventura existente, sem disso tirar nenhum proveito. Há pessoas que irradiam tristeza e desolação. Eu passara muitas horas guiando e talvez minha energia estivesse muito baixa, a resistência enfraquecida. O fato é que aquela garçonete conseguiu-me envolver. Eu me senti imensamente triste, desolado. Queria apenas enfiar-me num invólucro de plástico e ali morrer. Que companhia ela devia ser, que amante maravilhosa! Tentei imaginá-la nesta última situação e não consegui. Por um momento considerei a ideia de dar a ela uma gorjeta de cinco dólares. Mas eu já sabia o que iria acontecer. Ela não ficaria contente. Iria apenas pensar que eu era maluco."
O trecho foi extraído de Viajando com Charlie, de John Steinbeck, escritor delicioso, horrível para atiçar o sono, na hora de dormir. Não se presta a coadjuvante, vez que sempre quero mais: viro páginas e páginas e acabo insatisfeita por não ter acabado o livro (preciso trabalhar amanhã, né?)
Dono de um vocabulário incrível com o qual se expressa admiravelmente, poderia ser pernóstico. Mas não, é surpreendentemente simples, quase coloquial.
Essa qualidade de se comunicar com as palavras certas e desenhar mundos, que se alternam a cada parágrafo tornam Steinbeck um escritor de primeira linha. Um de meus favoritos.
Por falar em mundos e viagens, não sei quem poderia resumir com mais perfeição os vampiros de almas, sugadores de energia, pessoas tão negativas que basta que nos cheguemos próximos a elas para que o universo se acinzente.
E há, claro, pessoas tão positivas que são capazes de energizar um ambiente automaticamente, saturando-o com vitalidade e entusiasmo.
A diferença entre a primeira e a segunda espécie de pessoas está na natureza que elas mesmas decidem adotar. Porque se há escolhas possíveis - e decerto há -, uma delas é viver... com vida.
GOSTOU? COMPARTILHE
DEIXE SEU COMENTÁRIO.
SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR
Gostou? Comente,
compartilhe, inscreva-se para receber publicações.
Não gostou? Comente. Seu
comentário ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você.
Me redimo de qualquer
deslize, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez.
Obrigada
pela visita!
QUER RECEBER
DICAS? SIGA O BLOG.
SEJA LEAL. NÃO COPIE,
COMPARTILHE.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
CHAPÉU DE PRAIA
MEU QUADRADO
"CAUSOS":
COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esteja à vontade para comentar, elogiar, criticar, enviar sugestões ou dúvidas.