PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SEM TESTEMUNHAS. VOCÊ ASSUMIRIA?

Na "volta à civilização", em 2003, uma imprudência: eu e meu marido saíamos da padaria e nosso carro raspou a porta do automóvel vizinho. Nenhuma câmara, nenhuma testemunha. Com pressa, prendemos um cartão no limpador de para-brisas, no qual anotamos um pequeno recado: pedimos desculpas e que fôssemos contatados. Prejuízo: R$ 500,00.

Em um estacionamento fechado, outro motorista "rala" o veículo a seu lado. Também não há registro ou testemunhas do acontecido. O dono do estabelecimento assumiu o pagamento de metade do valor orçado e da outra parte encarregaram-se a dona do automóvel envolvido no acidente e seu filho. Detalhe: moram a quilômetros de distância, no belo município de Ilhabela. A princípio, nada ligaria o autor ao ilícito. 

É comum causar prejuízo a terceiros e não assumir a responsabilidade. A despeito do comportamento individual reprovável - e generalizado -, reclamamos da impunidade: de políticos, de terceiros, do vizinho. Não percebemos nosso telhado, que é tão fraquinho. Uma casca de ovo.

Tudo o que fazemos voltar-se-á contra nós ou a nosso favor. Não é afirmar que "os bons vencerão" ou crer em histórias da carochinha. Seria hipocrisia. É apenas a lei de causa e efeito. Em tudo há equilíbrio e nós tentamos não enxergá-lo. A natureza é equilíbrio. Protestamos contra o excesso de frio ou de calor, porque a terra não mais produz, o ar tornou-se irrespirável e a chuva, ácida. Esquecemos que a natureza age segundo o princípio da causalidade. E que integramos a natureza. Tudo é um.

Se não houver testemunhas do ato ilícito, você reconhece seu erro e assume a culpa?

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.





Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG