Tenho casa em Itanhaém há três anos. Foi o suficiente para ver surgir os primeiros sintomas da umidade - e temer pelos efeitos por ela produzidos: manchas, limo, negrume, a deterioração do reboco.
Pedreiro já contratado, incluímos no pacote a aplicação do impermeabilizante Bautech. Não sei se por imperícia do aplicador (que foi negligente em tudo o...
que fez, o que não é novidade), se culpa do produto, mas não ficou legal: não vi qualquer resultado positivo e, em dois pontos, surgiram bolhas: a parede inchou e ganhou pequenas rachaduras. Anoto: o rapaz descascou as paredes antes de aplicar o produto.
Procurando solução para o problema recebo a recomendação da filha que mora em Ibiúna, cidade do interior paulista: amaciante de roupas. Mesmo lá a umidade judia dos imóveis e ela (que aprendeu com a amiga Maria) aplica a mistura com amaciante em tudo. É tiro e queda.
As paredes no fórum estavam horríveis: era limo e mofo tomando conta de tudo. Pena não ter fotografado o estado em que se encontravam.
Desde a semana passada uma empresa está cuidando do problema e hoje falei com o Seu Apolônio, que me passou várias dicas.
Aqui no fórum, como estava tudo tomado pela umidade e o mofo, o melhor recurso foi descascar, tirando toda a tinta velha e, se o caso, o que estivesse estufado. Em seguida vai aplicar seladora e aguardar, pelo menos, 30 horas para a aplicação da tinta.
Vai ser utilizada tinta própria para piso - mais emborrachada, é mais resistente - e de marca boa. Se forem aplicadas duas demãos, deve-se aguardar, ao menos, 72 horas entre uma mão e outra.
Garantia? Cinco anos. Isso é perfeito.
Perguntei ao Seu Apolônio sobre o amaciante e ele disse que resolve, sim. Também detergente neutro.
Se houver muito mofo, aplica-se água sanitária, em pinceladas.
Aplicar (em pinceladas, como frisou), aguardar alguns minutos e lavar, muito bem, com água (mangueira ou vap).
O cloro mata os fungos, mas de deixar de um dia para o outro ele "come" as paredes. O melhor é aplicar, aguardar alguns minutos, para que produza efeitos e enxaguar em seguida.
Daí, se quiser aplicar o amaciante, perfeito.
A propósito: solução é composta de uma medida de amaciante para três de água. Uso em tudo: móveis, estofados, paredes, armários (por dentro e por fora). Conforme recomendado pela Maria, pela Steph e, agora, também pelo mestre de obras.
Em casa funcionou.
Contra mofo em armários são conhecidas as propriedades da água sanitária (produtos a base de cloro), do vinagre e também da cânfora. Limpar com amaciante foi uma grata descoberta.
O problema maior está na despensa (os armários que guardam os alimentos). Produtos com cheiro forte deixam vestígios indesejáveis naquilo que se vai comer (Café com cheiro de flor? Argh!!!!).
Então existe a saída, nesses casos, do sabão neutro. Sabão de coco, por exemplo, ou detergente neutro.
TODOS OS DIREITOS
RESERVADOS
Respeite o direito
autoral.
Gostou?
Há mais postagens neste blog que talvez interesse a você. Faça também uma
visita aos outros blogs: é só acessar os blogs:
e
os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um
abraço!
Thanks
for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Glória
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário