Antigamente - mas não tão antigamente assim - crianças eram vistas como adultos pequenos.
Na revolução industrial, mulheres e crianças, que nasciam e cresciam entre teares, eram preferidos aos homens, por serem mais dóceis.
As péssimas condições de vida - trabalho estafante, péssima higiene, má alimentação, falta de água e sono - resultou na alarmante criação de uma geração de ingleses nanicos, com expectativa de vida muito baixa.
A consciência dessa nova realidade tornou possível o incremento de regras afirmativas e um novo olhar para o operariado.
SEJA LEAL. NÃO
COPIE, COMPARTILHE.
Hoje entende-se que a criança é um ser em desenvolvimento. O amor - maternal ou paternal - não pode ser cobrado; entretanto, a responsabilidade pode, sim.
Se o aleitamento materno e o "amor de mãe" são recentes em nossa cultura, é igualmente recente o conceito da criança como sujeito de direitos. Direitos estes que podem ser exigidos dos pais, da família e do Estado.
A responsabilidade dos pais abarca o desenvolvimento integral da criança, o que compreende, em uma de suas faces, o afeto, que contribui para as melhores condições de crescimento saudável e minimizar futuros conflitos entre pais e filhos.
Pensando no desenvolvimento de uma sociedade mais harmônica foi criado o Projeto AFIN, do qual o Tribunal de Justiça, hoje, é aliado.
GOSTOU? COMPARTILHE.
Município de Aguaí se torna parceiro do Projeto AFIN
O Município de Aguaí se tornou parceiro expositor do Projeto AFIN, em evento ocorrido na noite do último dia 8, no Cine Teatro Esmeralda de Aguaí. A solenidade contou com a apresentação da Companhia de Dança e Ballet Jerusa Tenório, e trilha musical Trem Bala, de Ana Vilela, dirigida por Jerusa Tenório.
A juíza da Vara da Infância e da Juventude de Nova Odessa e idealizadora do projeto, Micheli Changman, proferiu a palestra “Afeto, Infância e Justiça”. “O afeto é direito fundamental de todo indivíduo e deve ser promovido pelo Estado, que tem a responsabilidade de garantir o mínimo material para que uma criança se desenvolva bem, especialmente na Primeira Infância; pela sociedade civil, que não pode, num país de injustiçados sociais, silenciar diante de uma criança que necessita de cuidados, pois as crianças são de todos e do futuro. Deve ser promovido também e principalmente pela família, que, quanto mais tiver consciência da importância de semear o afeto na infância, mais terá condições de oferecer um ambiente saudável, não tóxico, a uma criança. O reconhecimento da criança enquanto sujeito de direitos é resultado de uma evolução dos tempos. Hoje, o Projeto AFIN trabalha para colaborar na construção de um conceito de afetividade, sem a qual nenhum indivíduo consegue se encontrar por completo”, disse a magistrada.
Também participaram da solenidade o prefeito de Aguaí, Alexandre Araújo; o vice-prefeito, Luis Carlos Landiva; os vereadores Edinho Marti, Guto Moraes, Ricardo Gnann e Juan Landiva; as conselheiras tutelares Aline de Lima, Alda Lanatovitz, Kátia Mizael, Gisele Mousessian e Gislene Gandolfida; os representantes da Polícia Militar Rogério Barbosa e Silvia; diretoras, coordenadoras e professoras das escolas municipais e estaduais; voluntárias do Fundo Social da Solidariedade; profissionais da Secretaria da Saúde e estudantes universitários da Faculdade de Ciências Humanas de Aguai.
Projeto AFIN – a iniciativa pretende propagar o conhecimento sobre a saúde emocional de crianças como forma de amenizar os possíveis conflitos que surgem na relação dos pais com os filhos, e que podem levar efeitos negativos na fase adulta. O material do projeto e as formas de parceria podem ser conhecidas pelo site www.projetoafin.org ou na fanpage www.facebook.com/afetonainfacia.com. O interessado também poderá escrever para o projeto pelo e-mail projetoafetoinfancia@gmail.com. Comunicação Social TJSP
DEIXE SEU
COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR
Pude ser útil?
Se sim, visite,
compartilhe os blogs e acompanhe as publicações.
Se não, estou à disposição
para esclarecer qualquer dúvida. Basta escrever, ok?
Um abraço, obrigada pela
visita e fique à vontade.
Obrigada
pela visita!
QUER RECEBER
DICAS? SIGA O BLOG.
SEJA LEAL. NÃO
COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
CHAPÉU DE PRAIA
MEU QUADRADO
"CAUSOS":
COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário