No dia 19 de julho foi ao ar o programa "Na Moral", apresentado por Pedro Bial.
A edição abordou a polêmica que envolve as relações homoafetivas e culminou com o casamento civil de um casal de noivas - Aline e Simone - que convivem há 17 anos juntas, com o apoio dos familiares.
A cerimônia foi celebrada pela desembargadora aposentada, que hoje atua como advogada, Maria Berenice Dias, o maior nome, no Brasil, entre os juristas que defendem o direito à família e à igualdade, sem discriminação de sexo.
A ex-desembargadora, reconhecida internacionalmente pela sua postura progressista em defesa das minorias, foi a primeira mulher a ingressar na magistratura no estado do Rio Grande do Sul, presidente da Sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado Rio Grande do Sul, fundadora e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Autora de inúmeras e renomadas obras, que incluem livros e artigos, recebeu o título de embaixatriz oficial brasileira do Primeiro World Outgames/2006.
Durante o programa, as noivas foram preparadas para a cerimônia por um casal de cabeleireiros gays, reconhecido como o primeiro a conseguir o direito à adoção de uma criança, Theodora.
Participaram do programa a atriz Glória Pires e o ativista gay e estilista Carlos Tufvesson, conhecido pela negativa de seu pedido de casamento com seu parceiro, em primeiro grau.
A propósito: Glória atuou como DJ e comentou sua participação no filme A Arte de Viver, no qual faz o papel da paisagista Lotta Macedo, que viveu um romance com a poeta Elizabeth Bishop.
Em uma gravação o juiz aduz que, embora o Supremo entenda pela possibilidade do casamento, não é esse o seu julgamento, pois a lei não autorizaria casamentos de pessoas do mesmo sexo. Interposto recurso, o casal aguarda a decisão.
Confira o vídeo da edição integral do programa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário