Um pedacinho de terra, sol por algumas horas e sementes.
É o quanto basta para colher cenouras e rabanetes ou ter à mão ervas para tempero (alecrim, hortelã, manjericão e orégano, por exemplo).
Um bom lugar para a pequena horta é junto aos muros (onde a terra é, naturalmente, mais ácida e rica em minhocas).
Se não dispõe de um espaço apropriado pode criar um ambiente em vasos ou floreiras. Basta deitar, ao fundo, pedrinhas (como as de brita), depois, areia grossa e, por fim, a terra preta (ou composto orgânico e terra comum, em iguais proporções).
Crianças têm fascinação por coisas ligadas à natureza e a jardinagem ou o cultivo de uma horta trazem maior sentido à vida: a prática da paciência, acompanhar o desenvolvimento de seres vivos, suas necessidades e, afinal, poder provar daquilo que semearam.
Quantos de nós germinaram, na escola, feijões em algodão? Se a experiência dos feijões encerrava-se com a primeira transformação, o cultivo de uma pequena horta é mais rico.
Quer legumes de desenvolvimento acelerado? Não tem paciência de esperar? Plante rabanetes. Da semeadura à colheita leva-se entre vinte e quatro dias a um mês, dependendo da espécie escolhida, podendo ser plantados durante o ano inteiro.
Ervas, por seu turno, como o manjericão e a hortelã, são perenes (retiram-se somente as folhinhas que precisar).
No caso da alface ou do almeirão, a colheita inicia-se de dois a quatro meses após a semeadura e pode-se colher as folhas do pé a partir das extremidades. Se resolver cortar a cabeça de verdura, a planta rebrotará, podendo proporcionar uma segunda colheita.
Eu retiro folha a folha, segundo minhas necessidades, pois as que a envolvem o pé são mais velhas e as do interior, ainda jovens.
Que tal colocar mãos à obra (ou à terra) e começar a praticar?
Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a
fonte.
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade
para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário