Há muitos anos juízes comprometidos com o bem estar de quem labora no Forum Regional do Ipiranga ou apenas por ele transita tiveram uma idéia: transformar o espaço insosso em um local agradável. As prateleiras de processos passaram a ocupar lugar reservado, distante do olhar perscrutador dos frequentadores do balcão; acrescentaram vasos de plantas e quadros às paredes. A iniciativa teve êxito e gerou bons frutos.
No ano passado a juíza Ida Inês Del Cid, depois de uma breve passagem pelo Juizado Especial, passou a responder por uma das Varas da Fazenda Pública, em São Bernardo do Campo. O cenário, ali, desenhava-se tal e qual o era aqui, antes da incrível reforma. Os olhos acostumados ao belo não se conformaram com o ver apenas processos, em um ambiente pesado. Introduziu a idéia no seu cartório e, como recompensa, foi contemplada com uma matéria pelo Tribunal de Justiça.
Um dos elementos do sucesso alcançado neste Fórum Regional do Ipiranga são os belíssimos quadros, dispersos por todos os corredores e paredes dos cartórios, em todos os pavimentos. Uma pessoa teve a responsabilidade de mantê-los expostos, o que nada custou ao erário: o nosso admirável colega, Roberto Passe, lotado na Vara da Família e que assina, simplesmente, R. Passe.
Por óbvio, os quadros estão à venda, o que não se dá de forma ostensiva: o intuito é tornar agradável o ambiente.
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.
Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.