Rica em vitaminas (A, D, E), ferro, cálcio e fósforo, é adstringente, tem efeito anti-inflamatório, antioxidante, desintoxicante e no combate ao câncer.
Curioso é que, como o caruru (ou bredo, como é conhecido no nordeste), é considerada erva daninha para... (clique em "mais informações" para ler mais)
quem não a conhece (em geral nas cidades), apesar de deliciosa e nutritiva. Nasce pela ação do vento e suas sementes nascem em qualquer terreno.
Se você está em dúvida se a plantinha que nasceu no seu jardim (ou no meio da calçada) é serralha, veja as fotos desta postagem (folhas, flores). Para o caruru há uma postagem especial,
O CARURU. ERVAS COMESTÍVEIS E MEDICINAIS ENCONTRADAS EM JARDINS, CANTEIROS E RUAS,
disponível em http://mg-perez.blogspot.com.br/2013/10/o-caruru-ervas-comestiveis-e-medicinais.html.Outro exemplo de planta comestível (e muito saborosa), não vendida em feiras e mercados é a taioba. Quem provou não esquece sabor e aroma.
Quando nasceu um pé de serralha em casa, semeado pelo vento, espalhei suas sementes por todo lado. Depois, na horta, organizei as novas mudinhas com os pés já plantados (beterraba, rabanete, couve, rúcula, almeirão). O caruru retiro da horta ainda muito pequeno, com raiz e tudo e serve para outro refogado. Os grandes ficam sob as árvores do pomar, pois o espaço da horta não comportaria tanta verdura.
A serralha pode ser seca ao sol e conservada para o preparo de chás: limpa o sangue, estimula a digestão e combate a anemia.
Além do uso em sopas ou saladas, é deliciosa refogada.
Está no meu cardápio de hoje. Está servido?
TODOS OS DIREITOS
RESERVADOS.
Gostou? Faça uma visita aos blogs. É
só clicar nos links:
Esteja à vontade para perguntar,
comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment.
Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Glória
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário