Nesta quinta-feira (20), das 9 às 13 horas, pessoas com deficiência puderam participar de um evento que teve como objetivo divulgar o Programa Praia Acessível, do Governo do Estado. O programa disponibiliza cadeiras anfíbias que os ajuda a entrar na água do mar. O evento acontecerá em frente à Colônia de Cabos e Soldados da Polícia Militar, no Satélite.
O intuito foi mostrar à população o uso das cadeiras, que agora tiveram seu prazo estendido e ficarão à disposição até o fim de 2014. O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Edson Santos, enfatizou sobre a importância dada por quem as usa. “Queremos saber se as pessoas que usam a cadeira anfíbia aprovam o projeto, o que elas acham”, ressalta.
No evento houve monitores e guarda-vidas para dar apoio aos presentes. Tendas também fizeram parte da organização. O evento é uma organização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
PRAIA ACESSÍVEL – O programa chegou a Itanhaém no começo de 2012, trazendo a possibilidade das pessoas com deficiência irem ao mar. As cadeiras, que são feitas de alumínio com pneu especial que flutua e não afunda na areia, foram projetadas pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para utilizar as cadeiras, é necessário apresentar os documentos do usuário e acompanhante, além de preencher um Termo de Responsabilidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itanhaém
Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a
fonte.
Esteja à vontade
para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC –
Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.