A base de minha janela apresentava, em dois lugares, sinais de apodrecimento, em razão da infiltração de água. Como a superfície é envernizada, a água penetrava e não tinha como evaporar. Por consequência, a madeira apodreceu.
Pesquisei na internet, procurei respostas em casas que vendem madeira e material de construção e, afinal, consegui obter a melhor solução.
O primeiro passo é raspar, com uma faca ou chave de fenda, a parte ofendida. Retire, também, o verniz ou tinta velha.
Limpo o local a ser tratado, aplique Durepoxi. O produto, encontrado em qualquer supermercado ou loja que venda materiais de construção, é composto por duas massinhas, à base de resina epóxi, poliamida e cargas minerais (conforme informações da embalagem), que devem ser bem misturadas, na mesma proporção.
Fácil de ser moldado, é perfeito para o preenchimento de espaços e reparos.
Preenchidas as duas falhas, verifiquei que a base das duas placas de madeira destoaram das outras, bem como ficaram estas sem proteção. Ou seja, se não fizesse alguma coisa, mais tarde deveria tratar as outras placas.
Não hesitei: fiz um pezinho, uma base com a massa para todas elas.
Próximo passo: envernizar, dando ao conjunto harmonia e disfarçando a reparação.
Existe, também, a possibilidade de utilizar massa de calafetar. A descrição do produto pode ser encontrada em http://multimedia.3m.com/mws/mediawebserver?mwsId=66666UF6EVsSyXTtNXM_nXfXEVtQEVs6EVs6EVs6E666666--&fn=Massacalafetar-BR8021.pdf.
Conforme a 3M, fabricante do produto, não é sugerido para aplicações que receberão luz solar direta ou sobre superfícies porosas, pois a migração dos componentes plastificantes pode ocasionar manchamento.
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade
para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches