Mousse de maracujá, torta de banana, vinagrete de palmito pupunha, doce de chuchu, bolinho de mandioca, bolo de limão e suco de mandioca são algumas das receitas produzidas pelos agricultores de Itanhaém e registradas no livro ‘Feiras Gourmet’ lançado na última sexta-feira (26), no Paço Municipal.
O livro leva aos pratos a diversidade cultural da região com o resgate da culinária caiçara por meio de produtos cultivados pelos próprios agricultores da Cidade. As receitas foram criadas a partir de frutas, verduras e legumes vendidos no projeto ‘Feira da Agricultura Familiar’, disponível aos sábados no Paço Municipal.
A ideia, inédita na Cidade, foi organizada pela Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, Departamento de Agricultura e Comunicação Social, e tem como objetivo mostrar o outro lado de Itanhaém, de que o Municipio não tem só os 26 km de praias, mas também uma agricultura forte, de onde muitos tiram o sustento de suas famílias.
Ao todo, dez agricultores participam do livro, que estará a disposição da população na Feira, nas barracas dos agricultores. Foram impressos 3 mil exemplares que serão disponibilizados como edição virtual no site da Prefeitura.
O prefeito Marco Aurélio salientou sobre a seriedade do projeto e aproveitou para falar sobre a nova obra que será sede do Banco de Alimentos de Itanhaém. “A construção do novo espaço do Banco terá ambiente para abrigar o ‘Feiras Populares’ e outros projetos como PAA Municipal, PAA/PNAE e Processamento do Pescado.
No evento, além de degustar as inúmeras opções de pratos, o público também recebeu alguns exemplares do livro. “Confiamos na qualidade do produto dos agricultores de Itanhaém. Já estamos pensando em uma segunda edição”, conta a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif.
Estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento SocialeCombate à Fome, da Região Metropolitana da Baixada Santista, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e agricultores em geral. Além de vereadores e autoridades do Município.
“Dentre todas as conquistas do Banco de Alimentos e agricultores nada foi mais emocionante do que presenciar a alegria das agricultoras em noite de autógrafo”, comenta a gestora do Banco de Alimentos de Itanhaém, Luciana Melo.
FEIRA DO AGRICULTOR – O projeto Feira da Agricultura Familiar tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade, direto do campo para a mesa do consumidor.
A feira funciona todos os sábados, das 8h30 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro.Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Itanhaém
Por Maria da Glória
Perez Delgado Sanches
Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a
fonte.
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à
vontade para perguntar, comentar ou criticar.