Itanhaém receberá pela segunda vez consecutiva uma comissão técnica do Conselho Nacional de Combate a AIDS/SIDA, vinda da Província de Gaza, Moçambique. O grupo de estrangeiros chegará na próxima quinta-feira (20) para o treinamento prático, monitorando as ações feitas pelo Município na prevenção e no combate ao HIV/AIDS.
O cronograma da visita que começará às 9 horas com recepção à comitiva no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI). Às 10 horas, o grupo passará por algumas instituições de ensino do Município para conhecerem o projeto Educação Preventivas nas Escolas, que envolvem a E. M. Dalva Datti Ruivo e E. M. Maria Aparecida Soares Amêndola. As atividades no período da manhã terminarão na Clínica Ressurgir, que trabalha com usuários de drogas.
Logo à tarde, toda a equipe acompanhará o trabalho dos Projetos Gaivota, que atua com a orientação aos profissionais do sexo, um projeto com travestis e transexuais e outro de prevenção de mulheres da Zona Rural do Município.
Após o cumprimento da missão. Os técnicos serão contemplados com a visitação à Cama de Anchieta e Praia do Sonho. O encerramento das ações ficará com uma solenidade em que estará presente o prefeito Marco Aurélio Gomes.
A comissão moçambicana esteve no Município em março do ano passado. Em Gaza, cada 25 entre 100 pessoas são portadoras do vírus HIV, enquanto que no Estado de São Paulo o número é de 0,6 a cada 100 mil habitantes. O governo de Moçambique firmou uma parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), que entre outras ações, viabiliza treinamentos, como este que foi feito no Brasil, para os técnicos locais.
A iniciativa do curso partiu do Centro de Referência e Treinamento HIV/AIDS (CRT), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde.
Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Itanhaém
Por Maria da Glória
Perez Delgado Sanches
Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a
fonte.
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à
vontade para perguntar, comentar ou criticar.