Refugiados foram beneficiados por decisão do Ministério da Justiça, na semana passada, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur.
O Ministério da Justiça do Brasil concedeu a refugiados africanos o direito de permanecer, por tempo indeterminado, no país.
A decisão, anunciada na semana passada, irá beneficiar 2 mil agolanos e liberianos que receberam asilo...
no Brasil. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, a medida foi tomada com base num pedido feito pela agência.
Sociedade
Segundo o Acnur, com o status de residência permanente os angolanos e liberianos deixarão de ser refugiados no Brasil, uma vez que Angola e Libéria já conseguiram alcançar a paz em seus territórios.
Os dois grupos somam 40% da população de refugiados vivendo no Brasil. Para o representante do Acnur em Brasília, Andrés Ramirez, com a residência, os ex-refugiados africanos poderão ser integrados definitivamente no país.
Já o Ministério da Justiça baseou sua decisão no fato de que a maioria dos refugiados já estaria integrada na sociedade brasileira participando inclusive da vida sócio-econômica da nação.
São Paulo, Ceará, Rio
Com a residência permanente, os angolanos e liberianos poderão ser contratados por empresas brasileiras e terem também sua capacitação reconhecida, além de poderem abrir um negócio com capital próprio. Todos terão de mudar seus status junto à Polícia Federal.
Ao todo, o Brasil tem mais de 4,6 mil refugiados registrados. A maioria é africana, seguida de sul-americanos, especialmente colombianos. Dados oficiais mostram que os refugiados que entram no Brasil preferem o estado de São Paulo, seguido do Ceará e do Rio de Janeiro.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Fonte: Rádio ONU. Blog parceiro. Ao reproduzir, cite a fonte.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Membro
Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de
Arraial do Cabo, RJ.
Conheça
mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre
questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.
Thanks for the comment. Feel free to comment,
ask questions or criticize. A great day and a great week!
Nenhum comentário:
Postar um comentário