Em clima de celebração, foi lançada nesta segunda-feira (9) a campanha global “Proteja o Gol”, que usa a popularidade do futebol para promover a conscientização sobre a prevenção do HIV, principalmente entre o público jovem, aproveitando a oportunidade da Copa do Mundo no Brasil.
O evento de lançamento, realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia, reuniu autoridades das três esferas de governo, convidados internacionais, representantes da sociedade civil e jovens voluntários que estarão engajados nas ações da campanha.
A campanha “Proteja o Gol” é liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS) e realizada em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Ministério da Saúde, entre outros parceiros.
A abertura do evento contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro; do governador da Bahia, Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; dos embaixadores da campanha, Ndaba Mandela e Kwenku Mandela, netos de Nelson Mandela; de duas representantes da sociedade civil – Keila Simpson, vencedora do Prêmio Direitos Humanos 2013 na categoria direitos da população LGBT, e Kátia Guedes, do Fórum Baiano de ONGs-AIDS; e da Miss Mundo Jamaica 2013, Gina Hargitay, além de representantes das Nações Unidas.
O diretor executivo do UNAIDS e secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Michel Sidibé, destacou a escolha de Salvador para o evento pela sua relevância histórica. “Salvador é marcada por sua tradição e importância como elo de ligação entre as Américas e a África. É preciso ressaltar que o Proteja o Gol não é apenas uma campanha, mas uma ação global de solidariedade e um movimento de vários países em prol da igualdade social e contra todas as formas de estigma e discriminação”, concluiu.
Durante o evento, foram apresentados os vídeos da campanha, estrelados por celebridades do futebol que apoiam a campanha, como o jogador da seleção brasileira David Luiz e o ex-capitão da seleção alemã Michael Ballack. O lançamento contou ainda com atrações culturais, como uma apresentação de hip-hop com o tema da campanha feita pelo GAPA, Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS, e apresentações dos jovens músicos da Escola Olodum e de Mari Antunes, que cantou ao lado do grupo Babado Novo.
Participaram também da cerimônia o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa; o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita; e o secretário de Saúde da Bahia, Washington Couto. Pelas Nações Unidas, participaram da abertura o diretor executivo do UNAIDS e secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Michel Sidibé; o diretor executivo adjunto do UNAIDS, Luiz Loures; o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek; o representante do UNFPA no Brasil e diretor para Argentina e Paraguai, Harold Robinson; e a diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard.
Conheça a campanha: www.protejaogol.org
Fonte: ONU. Blog parceiro cadastrado.
Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a
fonte.
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade
para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário