Crianças e adolescentes que jamais cometeram qualquer crime vivem em abrigos, sem desenvolver laços de afeto e convivência familiar. São os órfãos da sociedade, que têm possibilidades remotas de adoção.
Ser madrinha ou padrinho é a oportunidade de se envolver com um menor, em uma experiência de apoio e afeto, sem qualquer vínculo jurídico, possibilitando a esses jovens a construção de vínculos fora da instituição em...
que vivem.
Você pode passar alguns períodos com a criança, um dia da semana ou ainda o final de semana. É possível passear - e escolher onde ir -; desenvolver atividades e participar da vida da criança ou adolescente; acompanhá-la nas atividades escolares; levá-la ao médico e ao dentista; brincar, nas visitas ao abrigo.
O que é preciso para ser padrinho afetivo?
- Ter disponibilidade de tempo para participar efetivamente da vida do(a) afilhado(a) (visitas ao abrigo, a escola, passeios etc.);
- Ter mais de 21 anos (respeitando a diferença de ser 16 anos mais velho do que a criança ou adolescente);
- Participar das oficinas e reuniões com a equipe técnica do projeto;
- Apresentar toda a documentação exigida;
- Consentir visitas técnica na sua residência;- Respeitar as regras e normas colocadas pelos responsáveis do projeto e dos abrigos
Se não deseja um contato pessoal nem se submeter às regras pode ser, tão somente, um padrinho financeiro e contribuir com uma instituição ou projeto social.
No Estado de São Paulo há projetos de apadrinhamento afetivo em Lins, Pontal e São José do Rio Preto, além da capital; o site padrinho nota 10 enumera abrigos em Araraquara, Bauru, Carapicuíba, Guarulhos, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Suzano. Em Brasília o Projeto Aconchego, parceria do TJDF com instituições e a sociedade civil, apoiam a adoção e o apadrinhamento afetivo.
Pesquise projetos e instituições. Você pode preencher com mais amor a sua vida e a de mais alguém: carinho transforma as pessoas.
Consulte:
http://www.projetorecriar.org.br/
http://www.padrinhonota10.com.br/
http://www.aprisco.org/
https://www.mprs.mp.br/infancia/pgn/id90.htm
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Há mais postagens que talvez interessem a você. Faça uma
visita. É só acessar:
BELA ITANHAÉM
TROCANDO EM MIÚDOS
"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar,
comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the
comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria
da Gloria Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário