Quando minha mãe era solteira, ia trabalhar de bonde. Lotados como os ônibus, trens e metrôs de hoje, nos bondes as mulheres eram assediadas; eram e são: apertos, beliscões, esfregações, bolinações, para dizer o mínimo.
Sem saída, cada uma se virava como podia: tentar impor a bolsa, a sombrinha, empurrões e cotoveladas; uma colega tinha uma gilete para combater eventual - ou melhor, certo - assédio.
O problema, cultural, é sedimentado no machismo, para quem a mulher do vizinho é a disponível; a própria, que fique em casa.
O combate exige, para que se dê um basta, campanhas que fomentem uma mudança de cultura. Nesse sentido, instituições públicas e privadas se uniram na campanha “Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes”, com lançamento hoje, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Um aspecto interessante da campanha são os programas de educação: os abusadores serão conduzidos a cursos de orientação, para que mudem suas condutas.
É uma concepção moderna e, creio, pode gerar efeitos positivos.
GOSTOU? COMPARTILHE.
Instituições públicas e privadas lançam campanha no TJSP
Objetivo é mudança cultural contra o machismo.
Para combater a violência sexual nos transportes, instituições públicas e privadas se uniram na campanha “Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes”. O lançamento oficial será na terça-feira (29), às 14 horas, no Tribunal de Justiça de São Paulo (Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/nº, 2º andar – Centro). O evento contará com a presença do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas, além de representantes das demais instituições envolvidas.
A campanha busca uma mudança de cultura que estimule vítimas de abuso sexual nos transportes e/ou pessoas que presenciam algum incidente a denunciarem os agressores, e consequentemente, iniba futuras iniciativas. Serão veiculados cartazes em todos os meios de transporte público, vídeos, além de postagens nas redes sociais de todas as instituições participantes. “Configura abuso qualquer ato físico, de cunho sexual, que não tem a concordância da pessoa”, explica a juíza Tatiane Moreira Lima, da Vara de Violência Doméstica e Familiar do Butantã, e uma das idealizadoras da campanha.
Antes do lançamento, foram realizadas seminários de sensibilização direcionados aos funcionários das empresas de transporte. O objetivo foi prepará-los para o atendimento das vítimas. “Quando há campanhas dessa natureza, o número de denúncias aumenta. Buscamos sensibilizar as pessoas que fazem o primeiro atendimento das vítimas, para que não ocorra nenhum pré-julgamento. A culpa nunca é da vítima. A culpa é de quem abusa, de quem constrange”, afirma a juíza.
Outro aspecto importante da campanha são programas de reeducação direcionados aos abusadores, uma vez que apenas a punição nem sempre é suficiente para uma mudança de conduta. O sociólogo Sérgio Barbosa foi responsável pela concepção do programa, que será realizado em duas edições – nos meses de outubro e novembro.
Para a juíza Tatiane Moreira a força da campanha está no envolvimento das diversas instituições participantes. “Conseguimos unir todas as empresas de transporte da maior cidade da América Latina. Quem entrar no metrô, no trem ou no ônibus verá a mesma campanha, porque estamos todos juntos, falando a mesma língua para estimular a denúncia e acabar com o abuso sexual. Campanha chancelada pelo TJSP, Governo, Prefeitura, Ministério Público, polícias Civil e Militar e Ordem dos Advogados do Brasil, para mostrar que a vítima está amparada”, ressalta Tatiane Moreira.
Participam da campanha: Tribunal de Justiça de São Paulo, Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, CPTM, Metrô, EMTU, SP Trans, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, ViaQuatro, EFCJ (trem), Secretaria de Segurança Pública, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo.
Lançamento da campanha “Juntos Podemos parar o Abuso Sexual nos Transportes”
Quando: Dia 29/8 (terça), 14 horas
Local: Tribunal de Justiça (Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/nº - Salão do Júri)
Comunicação Social TJSP
GOSTOU?
COMPARTILHE.
DEIXE SEU
COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR
Pude ser útil?
Se sim, visite,
compartilhe os blogs e acompanhe as publicações.
Se não, estou à disposição
para esclarecer qualquer dúvida. Basta escrever, ok?
Um abraço, obrigada pela
visita e fique à vontade.
Obrigada
pela visita!
QUER RECEBER
DICAS? SIGA O BLOG.
SEJA LEAL. NÃO
COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
CHAPÉU DE PRAIA
MEU QUADRADO
"CAUSOS":
COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário