A Fundação Casa de Rui Barbosa recebe mensalmente o projeto Música no Museu, que no mês de setembro, é dedicado aos concertos de piano. No dia 10 de setembro, às 12h30, a série promove a apresentação da pianista Fernanda Canaud no auditório da FCRB, com entrada franca. No programa, composições de Ernesto Nazareth, Barrozo Netto, Guerra Peixe, Villa-Lobos, F. Mignone, Cláudio Santoro e Chiquinha Gonzaga.
O Música no Museu realizará ainda no mês de setembro, outros 38 concertos em diferentes museus e centros culturais, unindo Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e cidades de Portugal, na versão Música no Museu Internacional.
Sobre o projeto Música no Museu: Inaugurado em dezembro de 1997, pelo violonista Turíbio Santos, o projeto Música no
Museu apresenta espetáculos de música, alternada ou esporadicamente, no Rio de Janeiro, em quarenta e dois museus, igrejas e centros culturais. A série, que ganhou a Ordem do Mérito Cultural em 2008 e o Latin American Quality Awards em 2011, tem como principais objetivos formar novas plateias, incentivar jovens músicos e oferecer espetáculos de alto nível a custo zero. Entre outros patrocinadores, o projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Sobre Fernanda Canaud
A pianista studou Pró-Arte e Escola de Música da Ufrj. Sua formação pianística deve-se aos mestres Homero Magalhães, Linda Bustani, Sergei Dorensky, Telmo Cortes, Glória Maria Fonseca Costa, Arnaldo Cohen, Antônio Guedes Barbosa, Míriam Dauelsberg e Ondine Mello. Em 1991, concluiu o mestrado em Música pela UFRJ.
Obteve oito prêmios em concursos nacionais de piano e bolsa de Sergei Dorensky para estudar no Conservatório de Moscou, em 1988.
Apresentou-se com renomadas orquestras brasileiras, além de ter tocado em diversas salas de concerto do Brasil, atuando em recitais como solista e camerista, e em festivais e eventos tradicionais, como a Bienal de Música Contemporânea Brasileira e o Festival Villa-Lobos.
No exterior tocou como solista no Festival de Música da Umbria, na Itália. Realizou recitais na França, na Inglaterra, Holanda, Espanha, Suíça e Colômbia.
Especializou-se como conhecedora da obra de Radamés Gnattali.
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro
Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de
Arraial do Cabo, RJ.
Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos
e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas
("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário