PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

sábado, 29 de junho de 2013

A CATEDRAL DA SÉ E O MARCO ZERO: COMO SE CONTA A QUILOMETRAGEM DAS ESTRADAS E COMO SE PROCESSA A CONTAGEM DA NUMERAÇÃO DAS RUAS



Marco zero é um símbolo. Um ponto, uma referência espacial. A partir dele calcula-se a distância de logradouros e estabelecimentos. Como exemplo, podemos dizer que o Aeroporto Internacional de Congonhas localiza-se a uma distância de 8 km do marco zero da capital.
Também é interessante notar a importância do marco zero na medição da quilometragem das estradas. Já reparo
u que as rodovias não começam do zero, mas sua contagem se inicia em determinado quilômetro? 
O marco é o ponto de referência em que inicia-se a quilometragem de todas as rodovias que partem de São Paulo, bem como das vias públicas.
Quanto às vias públicas cabe anotar: se ela é principal, a numeração começa desde a parte mais próxima ao marco zero. Para as vias secundárias, que se iniciem na via principal, começa a contagem da numeração desde a via principal.
Embora tivéssemos, no passado, outros pontos de referência para a medição, em tentativas de determinar um ponto neutro, hoje o marco zero da cidade de São Paulo é determinado por um monumento específico, na praça da Sé, em frente à catedral. 
O transeunte que passa, às vezes não se dá conta da importância do pedestal em forma de prisma hexagonal, revestido de mármore e encimado por uma placa de bronze trabalhada. 
Instalado em 1934, denota a força do Estado de São Paulo no desenvolvimento do país, referenciando  nominalmente e com ilustrações outros estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná) e a cidade de Santos, assim como  as estradas que, desde o marco zero, conduziam a tais localidades os viajantes. 

Comente, divulgue, assine. Será sempre bem recebido!
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, Português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.








Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG