PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Itanhaém realiza caminhada em celebração ao Dia Mundial do Autismo

Crianças do berçário ao 1º ano da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros saíram às ruas com peças de roupa na cor azul para a caminhada que celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril. Atividades de alusão à data foram desenvolvidas desde o início da semana passada com desenhos, colagem e palestra.
Segundo a professora de educação especial da unidade, Daliléia Pereira Alves, as ações servem de estímulo para promover a integração entre os alunos. “Esses momentos são importantes porque ajuda na socialização de alunos com deficiência, além de ser uma oportunidade de conhecermos o mundo deles”, destaca.
A ação envolveu a participação de todos os estudantes da escola, somando um total de 370 crianças. Na ocasião a professora Adriana Roscia Domenes salientou o trabalho em equipe e o envolvimento dos estudantes. “A unidade se organizou para este evento, que contou com caminhada e palestra para despertar nos demais alunos o interesse pelo próximo”.  
Na quinta-feira (3), às 10 horas, acontecerá a palestra sobre autismo ministrada pela psiquiatra Tabita Tomelin. No encontro a profissional falará sobre a importância da conscientização, critérios de diagnóstico e legislação. O evento, que é destinado a pais e interessados no assunto, será no Programa Cuidar, localizado na Rua Mario Gimenez, 300, no Jardim Umuarama.
Uma festa para os alunos com autismo atendidos pela Prefeitura de Itanhaém está sendo organizada. A comemoração, com direito a brincadeiras, músicas, bolos e salgados, será no dia 23 de abril. O evento acontecerá na sede do Programa Cuidar.

Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Itanhaém

Por Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre português, dicas sobre jardinagem, decoração e reciclagem, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Um dos personagens mais importantes para a história de Itanhaém, do Brasil Colonial e da Igreja Católica, Padre José de Anchieta foi canonizado

Um dos personagens mais importantes para a história de Itanhaém, do Brasil Colonial e da Igreja Católica, Padre José de Anchieta foi canonizado hoje, quinta-feira (3), às 7 horas. Segundo informações Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a assinatura do Decreto de canonização do Beato Anchieta foi transferida pelo Papa Francisco. Anchieta viveu por muitos anos no século XVI em Itanhaém, onde suas marcas podem ser vistas até hoje.
Nesta quinta-feira houve missa na Igreja Matriz de Sant’Anna, no Centro Histórico, em homenagem a “São José de Anchieta”. Às 14 horas, foram tocados os sinos do Convento Nossa Senhora da Conceição e Igreja Matriz de Sant’Anna, Paróquia Santa Terezinha, no Belas Artes, e Igreja Nossa Senhora do Sion, no Suarão.
Diversos eventos estão sendo programados em Itanhaém para homenagear o ilustre personagem. No dia 11 de abril, 17h30, haverá missa campal dedicada a Anchieta, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho. No dia 9 de junho, feriado municipal dedicado ao Padre, serão realizadas missa campal e 1ª Caminhada Passos de Anchieta, um passeio de 3 km pelos pontos turísticos e históricos ligados ao novo santo.
As marcas de Anchieta pela Cidade
Conhecida como ‘Terra de Anchieta’, Itanhaém mantém viva a memória de um dos mais reverenciados jesuítas da Igreja Católica em todo o mundo. José de Anchieta viveu na segunda cidade mais antiga do país durante o século XVI, entre 1563 e 1595. Monumentos históricos, documento raro, obra sacra, homenagens e diversas histórias vividas pelo padre podem ser lembradas em muitos pontos da Cidade, num misto de religiosidade e história contado por meio de um tour.
VIRGEM DE ANCHIETA – A imagem de Nossa Senhora da Conceição, exposta na Igreja Matriz de Sant'Anna, no Centro Histórico, é uma das mais importantes imagens sacras brasileiras, conhecida popularmente como ‘Virgem de Anchieta’. Feita de barro cozido (cerâmica), a sua origem ainda é assunto de discussão entre os muitos especialistas que a estudaram. Segundo alguns historiadores, a santa teria sido trazida por José de Anchieta ao Brasil em 1554.
MONUMENTO A ANCHIETA – Esculpido pelo escultor Luiz Morrone, mesmo autor do desenho do brasão do Estado de São Paulo, em 1956, o monumento retrata a passagem do padre por Itanhaém. Está na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.
CARTA DE BATISMO – Dentro do Museu Conceição de Itanhaém (antiga casa de Câmara e Cadeira), na Praça Narciso de Andrade, há um documento muito raro: cópia da carta de Batismo do Padre José de Anchieta.
CAMA DE ANCHIETA – Encravada entre os costões da Praia da Gruta e da Praia do Sonho, a formação rochosa foi o local escolhido pelo padre para buscar repouso e inspiração. Hoje referência em turismo ambiental e religioso, o lugar é acessado por meio de uma ponte de 220 metros de comprimento, graças à parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o Governo das Ilhas Canárias, em La Laguna.
POCINHO DE ANCHIETA – Conforme a lenda, o Pocinho foi construído pelos índios instruídos pelo próprio Padre José de Anchieta, para aprisionamento dos peixes durante o inverno, quando a pesca era mais abundante. Trata-se de uma formação em pedras dispostas umas sobre as outras na Praia do Cibratel.
PAINÉIS DE ANCHIETA – Um museu a céu aberto. É assim que podem ser chamados os Painéis de Anchieta, projeto foi desenvolvido visando compor o cenário juntamente com a Cama de Anchieta e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. A técnica usada foi aplicação de pastilhas de vidro, o que torna a obra definitiva. Os painéis foram feitos nas fachadas dos reservatórios d’águam do Morro do Paranambuco, e tem um grande alcance visual.
PÚLPITO DE ANCHIETA – É uma pequena elevação localizada na Praia dos Pescadores. Tradicionalmente tem sua imagem ligada à figura de José de Anchieta, mas hoje está ocupada por residências. Conta-se que o beato ali subia para apaziguar e catequizar os indígenas tupiniquins.
HOMENAGENS – Em memória ao célebre personagem histórico, dia 9 de junho é feriado em Itanhaém, quando uma missa campal e diversas homenagens são realizadas na Cidade. Além disso, o Paço Municipal, sede do Poder Executivo, recebeu o seu nome, e dois bairros do Município (Cidade Anchieta e Jardim Anchieta) remetem ao célebre jesuíta. Todos os anos são encenados na Cama de Anchieta a peça teatral ao ar livre Aparição da Virgem ao Beato Anchieta.
PASSOS DOS JESUÍTAS – As marcas de Padre Anchieta por Itanhaém fazem parte do roteiro peregrino e de contemplação ‘Passos dos Jesuítas – Anchieta’, da Secretaria Estadual de Turismo, iniciado em 2011. A rota vai de Peruíbe a Ubatuba e envolve 360 Km e 13 municípios. Para participar, basta se inscrever no portalwww.caminhasaopaulo.com.br.
Bibliografia: 
SÓ, José Carlos. Anchieta e Itanhaém. São Paulo: Editora Ferrari, 2009.
CALDAS, André. Itanhaém histórica: um resumo da trajetória da segunda cidade do Brasil. São Paulo: Editora Daikoku, 2011.
RÖWER, Frei Basílio. Páginas de história franciscana no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 1941.
www.itanhaem.sp.gov.br
www.zwarg.com.br
www.cnbb.org.br

Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Itanhaém

Por Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre português, dicas sobre jardinagem, decoração e reciclagem, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres

Precisamos nos unir. A violência contra as mulheres não pode ser tolerada, de nenhuma forma, em nenhum contexto, em nenhuma circunstância, por nenhum líder político nem por nenhum governo.
SECRETÁRIO-GERAL BAN KI-MOON

A campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, tem por objetivo prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo.
A campanha reúne diversas agências e escritórios da ONU para impulsionar ações em todo o Sistema ONU, a fim de prevenir e punir a violência contra as mulheres.
Através da campanha, a ONU está unindo forças com indivíduos, sociedade civil e governos pelo fim da violência contra as mulheres em todas as suas formas.

Fonte: ONU. Blog parceiro cadastrado.

Por Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre português, dicas sobre jardinagem, decoração e reciclagem, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

ONU lança página em português inteiramente dedicada aos direitos humanos

Quer conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos e até baixar este e outros documentos para seu celular? Gostaria de saber a história da implementação da Declaração, que é hoje o documento mais traduzido do mundo? Tem interesse em conhecer como funciona o sistema internacional criado para promover e proteger os direitos humanos?
Estas informações e muitas outras encontram-se disponíveis agora em português na página www.dudh.org.br, criada pelo Centro de Informação da Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) com o objetivo de atender uma demanda crescente sobre este assunto no país.
Nesta página os interessados podem, além de conhecer o contexto histórico da criação da Declaração Universal, saber que avanços têm sido alcançados nesta área e se informar sobre os desafios que ainda restam para que todos os cidadãos do planeta tenha pleno acesso aos direitos humanos.
Em www.dudh.org.br é possível também assistir vídeos e ler notícias sobre este importante assunto, atualizadas diariamente.
Fonte: ONU. Blog parceiro cadastrado.
Por Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre português, dicas sobre jardinagem, decoração e reciclagem, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG