PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

"COMO AMANSAR UM SIBITO (OU CAMBACICA)": NÃO INCENTIVE O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES. ISSO É CRIME E UMA COVARDIA.

Pesquisando sobre hábitos do cambacica (ou sibito), descobri muitos fazedores de armadilhas para caçar passarinhos, ou seja, traficantes.

     Há quem viva disso, porque há, do outro lado, quem se interesse e compre arapucas e animais apreendidos. Você pode encontrar muitos vídeos na internet, inclusive no youtube, sobre gaiolas, arapucas e, inclusive, "como amansar um sibito".
     Capturar passarinhos, além de crime, é atentar contra a natureza, um ato de egoismo e covardia. Tê-los em casa, idem.
     Aquele que os prende em gaiolas pode até ter bons propósitos, mas...
duvido. 
     Quando você retira um animal da natureza, o impede de se reproduzir, de se relacionar com o meio ambiente e se alimentar conforme suas necessidades. Ou seja, cria um ambiente artificial e precário para um bichinho que nasceu livre, para atender as suas necessidades, não as dele
     Se aprecia passarinhos, não tenha aves silvestres em gaiolas, nem estimule sua captura e comercialização.

Observando pássaros

     Ao contrário, ajude a proteger as aves e mais animais silvestres, seja um observador, preserve o ambiente em áreas verdes próximas de onde vive e respeite a vegetação nativa: não desmate, não construa em locais vegetados nem ponha fogo ou jogue lixo. 
     Incentive a prática e crie refúgios para aves no jardim de sua casa, na varando do apartamento e mesmo na calçada de sua rua. Plante árvores e arbustos cujos frutos ou flores sirvam de alimento para as aves e em cuja folhagem possam se abrigar e construir seus ninhos.
     Instale comedouros com frutas ou sementes, sempre frescos, servidos todos os dias, bebedouros e banheirinhas, com água limpa, também trocada diariamente. 

Como atrair sibitos

     O sibito ou cambacicas alimentam-se basicamente de néctar, frutas e artrópodes (aranhinhas). 
     Você pode atraí-lo para seu quintal, com frutas (banana, mamão, jabuticaba, laranja e melancia) e bebedouros com água doce.
     São aves muito dóceis e curiosas, que o seguirão e pedirão comida. 

Não incentive o tráfico de animais silvestres

     Aves e outros animais silvestres devem viver exclusivamente em seus habitats. Não compre aves silvestres sem autorização do Ibama, pois quando você compra um animal silvestre sem autorização está incentivando o tráfico de animais. É conivente com o crime.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, conheça os blogs. É só acessar:

BELA ITANHAÉM

TROCANDO EM MIÚDOS

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Help protect birds • Don’t keep wild birds in cages or encourage their capture and sale. Practice and promote birdwatching instead. • Preserve the greenery in the area where you live. Respect the native vegetation: don’t clear trees and undergrowth or build where vegetation abounds. Don’t scatter or burn litter or debris. Ask family and friends to collaborate. • Create “refuges” for birds in your garden, apartment balcony or even on the footpath of your street. Plant trees and shrubs that bear fruit, berries or flowers for food and that provide foliage for nesting and shelter. Hang bird feeders and fill them with fruit or seeds – but make sure they’re fresh and replaced every day. You can also hang freshwater bird baths (with daily water changes).
Fonte: Guia de Aves Mata Atlântica São Paulo

Postar um comentário

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

QUEM SOU EU

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG