PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Confira dicas sobre como evitar afogamentos em praias e rios

No verão, turistas e munícipes aproveitam as belas praias do litoral, que são uma boa opção para se refrescar nas altas temperaturas. No entanto, os banhistas devem estar atentos aos perigos que podem estragar a diversão. Para isso, basta seguir alguns cuidados para que se evitem possíveis riscos.
O tenente Durval Vagner Santos de Lima, do Grupamento de Bombeiros Marítimo PB21 de Praia Grande, que é responsável pela cobertura de todo o Litoral Sul, dá dicas de como os banhistas podem evitar possíveis acidentes corriqueiros nas praias e rios da região. “É preciso lembrar sempre do lema dos guarda-vidas, em que diz que ‘água no umbigo é sinal de perigo’”.
Por questão de segurança, é aconselhável ficar sempre na parte rasa, na beirada, evitando ao máximo ir para o fundo. É bom também observar se há guarda-vidas nas proximidades, pois, caso ocorra algum acidente, a pessoa terá prontamente a garantia de socorro.
É preciso respeitar as placas que indiquem sinais de perigo. O tenente lembra que é importante não fazer uso de materiais flutuantes como boias, colchões de ar e pranchas desprendidas do calcanhar, já que o uso desses acessórios, além de causar a falsa sensação de segurança, durante um possível afogamento serão deixados de lado e atrapalharão os bombeiros na hora do resgate.
Também é imprescindível, caso a pessoa vá entrar na água, não consumir bebidas alcoólicas, visto que a maioria dos casos de afogamento se justifica porque a vítima estava sob efeitos do álcool. “Geralmente, a pessoa embriagada perde a noção do perigo”, alerta o tenente. Também é recomendado não comer e logo em seguida entrar no mar.
Quanto aos rios, o tenente alerta que, se possível, evitar nadar nesses locais caso a pessoa o desconheça. O perigo também se justifica pelo solo irregular, podendo haver ali raízes, buracos e risco de forte correnteza. Durval lembra que os mesmos cuidados para o banho de mar também valem para os rios.
Vale ressaltar que, no caso de dúvidas, sempre procure obter informações com algum guarda-vidas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itanhaém

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.


Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG