PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Feira do Produtor, em Itanhaém: onde o rural e o urbano se encontram

Frutas, verduras e legumes frescos, vindos diretos da horta para a banca. Isso é o que a população encontra na Feira do Produtor, que acontece todos os sábados no estacionamento da Prefeitura. Banana, palmito, manga, caju, tomate e abobrinhas dividem espaço com as receitas diferentes feitas com os produtos como brigadeiro e nhoque de banana, doce de leite fresco, compotas, bolo do coquinho do palmito pupunha e vinagrete de palmito.
Desde seu lançamento, que aconteceu no dia 5 de março de 2011, até hoje, são mais de 180 participantes do programa (entre agricultores, pescadores e familiares). De acordo com a gestora do Banco de Alimentos de Itanhaém, Luciana Melo, há uma média de 70 barracas espalhadas por toda a Cidade. “A Feira se expandiu, não é só no Paço. Há barracas de pescadores cadastrados no Programa que ficam nas praias do Suarão, Loty, Cibratel I e II, Bopiranga e Gaivota, além dos locais que chamamos de Segurança Alimentar Ponto Cego, que são duas unidades instaladas onde moradores das imediações do Rio Preto e Mambu podem comprar produtos frescos sem precisar ir ao Centro”.
E os agricultores em breve terão um espaço permanente para as vendas. Com a previsão de entrega em janeiro de 2015, irão para a nova sede que fica na Rua Marechal Rondon, esquina com a Urcezino Ferreira (antigo Mercado Municipal), no Mosteiro. No local terão barracas feitas de alvenaria, além de uma cozinha piloto para alimentos processados. O espaço abrigará também o Banco de Alimentos e a Unidade de Processamento de Pescado. “Eles poderão vender os produtos todos os dias, com uma infraestrutura melhor do que a de hoje, além de terem melhores condições de armazenamento”, conclui Luciana.
Para o diretor de Agricultura e Pesca, Odil Cocozza Vasquez Junior, nestes três anos da implantação da Feira no Município, além da questão de melhoria na renda dos agricultores, merece destaque a importância do papel que a mulher assume como protagonista do Programa. “A mulher é a cabeça desse projeto, ela é quem define as ações, quem vai para a lida, quem fica na barraca”.
Outro ganho muito significativo, de acordo com Junior, é também o fato de os agricultores terem a oportunidade de serem reconhecidos. “Essa inserção social do meio rural com o urbano é um orgulho para os produtores”, finaliza.
Para Mariane Stabel e Maurício Portela Salsa, agricultores há 10 anos, a Feira ajuda muito na renda familiar ”Estamos aqui desde outubro de 2013 e para nós foi um escape porque não tínhamos onde vender o que plantamos lá no sítio. Aqui vendemos frutas e verduras, leite fresco, palmito, geléia de maracujá e ovos caipira. Mas o que mais sai é nhoque de inhame e as conservas que eu faço”, diz Mariane.
O casal Maria das Dores Alves e Francisco Osvaldo Amâncio há 5 anos vivem da agricultura e participam da Feira desde a inauguração, em 2011.“Agora nós não perdemos mais nada porque temos como escoar nossa produção. Antes os produtos acabavam estragando e hoje tudo o que plantamos nós vendemos”.
A Feira do produtor acontece todos os sábados na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, das 7 às 16 horas.
Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Itanhaém

Por Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG