PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

terça-feira, 11 de março de 2014

VOCÊ TEM AQUÁRIO EM CASA? SOBRE A ÁGUA DOS AQUÁRIOS, O ADUBO NPK E ADUBOS ORGÂNICOS

Se você tem aquário em casa, não importa o tamanho, pode utilizar a água da troca para regar suas plantas (jardim, vasos ou horta). A água dos aquários é rica em nitrogênio e fósforo. 
As plantas extraem do solo os nutrientes de que precisam. Na natureza, tais nutrientes tem origem em um ciclo: plantas e animais morrem, dando origem a novas plantas, que alimentarão outros animais. 
As terras cultivadas não se beneficiam do ciclo natural e exaurem-se com facilidade. É preciso repor os nutrientes que serviram de alimento às plantas, enriquecer o solo com macronutrientes, obtidos pelo uso de adubos químicos ou orgânicos.
Os adubos ou fertilizantes agrícolas são vendidos nas formas NPK. N significa nitrogênio; P, fósforo e K, potássio.
O uso de cada fórmula depende da necessidade das plantas. O agricultor tem em mente o estado de desenvolvimento delas e para ele a fórmula errada é sinônimo de desperdício; o jardineiro utiliza adubos com a composição 10-10-10 (10 partes de nitrogênio para 10 partes de fósforo e 10 partes de potássio).
O nitrogênio é necessário para o desenvolvimento das plantas e a produção de folhas. Sem ele, o crescimento é retardado e as folhas, pálidas ou amareladas.
O fósforo é responsável pela produção da clorofila e ajuda no desenvolvimento das raízes, sementes e frutos.
O potássio é necessário para o desenvolvimento das plantas e suas raízes. Fortalece e confere maior resistência às secas, pragas e doenças.
Se deseja produzir fertilizante orgânico, pode reaproveitar a água dos aquários (rica em nitrogênio e fósforo, como adiantado) e cinzas da queima de madeira, estas ricas em potássio. Também pode ser utilizada na rega a água que serviu para o cozimento de vegetais.
O material proveniente da poda, restos de alimentos (como exemplo, casca de frutas e legumes, casca de ovo) e esterco são também bons fertilizantes, que não devem, entretanto, ser aplicados diretamente nas plantas, mas antes passar por um processo de compostagem. 
Outra dica é o plantio de feijão. Leguminosas como o feijão possuem rizomas, que ajudam na fixação do nitrogênio no solo.
Não sabe se a fórmula está equilibrada? Não se preocupe. Aquilo que sua planta não precisar, dispensará. 

Por Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.

Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG