PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

COMO FAZER UM FILTRO DOS SONHOS OU DREAMCATCHER

Filtro dos sonhos ou dreamcatcher é um amuleto.
Também chamado caçador de sonhos ou espanta pesadelos, seria capaz de afastar as energias e sonhos negativos e trazer sabedoria e sorte a quem o possui.
A maioria dos "filtros" a venda são meros elementos de decoração, pois não obedecem aos princípios mínimos para sua confecção, fundados em uma lenda. Afinal, ele é símbolo da cultura indígena norte americana. 
Consiste em um círculo, feito originalmente com... (clique em "mais informações" para ler mais)
fibras do salgueiro (chorão), revestido com tiras de couro. Nesse círculo é feita uma teia com fios (como a teia de uma aranha), com uma abertura circular no centro. Os sonhos são filtrados e apenas os bons passam pelo centro da teia.
Na parte de baixo, são colocadas penas de aves, que representam a respiração e o elemento ar.
Tradicionalmente o amuleto deve ser colocado em um local em que receba a luz do sol, para que os sonhos negativos sejam eliminados.
Por conta da simbologia, é comum, hoje, tatuagens no corpo ou pinturas nas paredes representando o filtro dos sonhos.

MÃOS À OBRA?
No meu quarto. Estou providenciando as penas. 
Muitos chamam de filtro dos sonhos penduricalhos que não passam de móbiles de conchas. 
Você não precisa de ramos de salgueiros e penas de corujas para ter o seu dreamcatcher. Mas são necessários o círculo (círculo de verdade), que representa a vida e a teia de aranha (não um descanso de panela), além de penas. Se tiver, pode também utilizar conchas, contas e sementes.
Para começar, tenha em mãos um círculo. Pode ser de madeira, cipó, metal, plástico, qualquer material.
Pimenta para afastar mau olhado.
Um dos meus filtros dos sonhos foi feito  a partir de uma peneira velha, dessas de pedreiro, para areia. Enorme e lindo, destaca uma parede da sala (que, é claro, recebe sol).
Os círculos menores foram feitos com cipó (não tirei as gavinhas).
Brincos aqui, também.
Se seu círculo não for de madeira, corda de sisal, cipó ou capim amarrado (veja que são materiais naturais), encape o círculo com qualquer destas fibras, barbante ou tecido.
Pronto o círculo, separe um fio para tecer a teia. Para um círculo de aproximadamente 30cm de diâmetro utilize um fio de aproximadamente um metro.

Penas de pavão e tucano.

Amarre em um ponto qualquer do círculo e dê um nó em um ponto, tipo laçada próximo (como no  ponto caseado).
Quanto mais espaço você der, mais fechada será a trama. 
Repita a operação até  dar a volta no círculo. 
Antes de terminar a volta, dê um nó no centro do traço formado pelos primeiros nós.

Este fica na sala. O círculo grande era uma enorme peneira velha, dessas usadas por pedreiros.
Faça isso até ter um círculo menor, dentro da trama, e dê acabamento (alguns nozinhos).

É a vez, então, de pendurar penas e contas. O importante é o balanço. Segundo o feng shui, o movimento atrai boas vibrações. 

Este é do quarto de visitas. Ganhei de presente do Maurício e pendurei brincos órfãos (sem  pares) pelos anzóis. Está certo: falta o círculo central, mas vou consertar. 
Dicas:  
1. Você pode colocar contas no fio, antes de tramar a teia e, conforme for tecendo, liberá-las. Dessa forma, pode criar um desenho sem precisar amarrá-las depois. Tem assim a opção de adornar a teia com critério, levando  em consideração os pontos Xamânicos, em alusão aos pontos cardeais, por exemplo (contribuição de minha querida Camila Santos), o  que vai fortalecer mais ainda o seu amuleto. 
2. Se o círculo for grande, o fio deve ser maior. Para facilitar o trabalho, utilize uma agulha usada para talagarça ou enrole a linha ou barbante em um cartão, dobre-o e o utilize (como  se fosse uma agulha improvisada). 
Clique nas imagens para ampliá-las e atente-se aos detalhes. Esqueça-se que muitos elementos não possuem círculos centrais ou, mesmo, teias. 
Como afirmei, há muitos "filtros dos sonhos" que são apenas objetos de decoração.
Não filtram nada, mas são belíssimos. Inspire-se!

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
 Gostou? Faça uma visita aos blogs. É só clicar nos links:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

HOW TO DREAMS OF FILTER OR DREAMCATCHER filter of dreams or dreamcatcher is an amulet. Also called hunter of dreams or nightmares wonder, would be able to fend off negative energies and dreams and wisdom and bring luck to its owners. Most of the "filters" the sale are mere decorative elements, we do not meet the minimum principles for ...
COMO LOS SUEÑOS DE FILTRO O DREAMCATCHER filtro de sueños o atrapasueños es un amuleto. También llamado cazador de sueños o pesadillas maravilla, sería capaz de defenderse de energías y sueños negativos y sabiduría y traer suerte a sus propietarios. La mayoría de los "filtros" de la venta son meros elementos decorativos, que no cumplen con los principios mínimos para ...
Postar um comentário

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

QUEM SOU EU

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG