PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MEU PÉ DE JAMBO

Pé de jambo. amarelo, vermelho, rosa, branco. tapete de floresEntão um dia descobri o jambeiro, na faculdade, frutas saborosas sobrepostas em derramada fartura pelo gramado. Desconhecido do povo, os jambos tinham a apreciação dos...

Então um dia descobri o jambeiro, na faculdade, frutas saborosas sobrepostas em derramada fartura pelo gramado.

Pé de jambo. amarelo, vermelho, rosa, branco. tapete de floresDesconhecido do povo, os jambos tinham a apreciação dos passarinhos, fãs incondicionais; a partir de então - descoberta deliciosa! -, também a minha e a da Lúcia Helena. Foi uma festa de colher, lavar e comer, aproveitando para fazer improvisado embornal para saciar a fome, furtivamente, durante as aulas.


GOSTOU? COMPARTILHE

Pé de jambo. amarelo, vermelho, rosa, branco. tapete de floresPassou a temporada, acabaram os estudos, a saudade ficou. Saudade que eu já carregava dos doces frutos trazidos para casa certa vez por meu pai, de árvore desconhecida.

Na criação de um pomar caseiro, com espécies exóticas e nativas - mais do que exagerado - tinha eu na minha lista um pé de jambo. 

Pé de jambo. amarelo, vermelho, rosa, branco. tapete de floresEspaço contido, escolhi espécies que não crescessem em demasia, em tese. Em tese porque, estudada a posição do sol, o afastamento do telhado e dos muros, uma exceção até caberia, se não trouxesse prejuízo às companheiras de frutificação e à construção próxima.

Daí conheci outra espécie de mesmo nome, esta perfumadíssima e deslumbrosa, de flores extraordinariamente belas, que ao caírem transformam-se em tapete exótico e colorido: brancas, rosas ou vermelhas.
Estava completo o cantinho descomedido, já com 22 espécies distribuídas milimetricamente, quando na praia, ao lado do Quiosque do Bezerra, vi um pessoal saindo com mudas de árvores. Claro, fui eu bisbilhotar.

Pé de jambo. amarelo, vermelho, rosa, branco. tapete de flores
Lá estava montada a barraca da Associação de Ecologia Tucuxi, patrocinando uma campanha de limpeza das praias, divulgando a instituição e doando mudas. 


SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.

Pé de jambo. amarelo, vermelho, rosa, branco. tapete de floresNão perdi tempo: abracei um pé de ipê e outro de jambo, já apaixonada.

Quanto ao pé de ipê, nada feito. Imenso que fica, é presente para a filha, em Ibiúna; o pé de jambo tem destino certo no jardim, não importa se amarelo, vermelho, rosa ou branco. Depois vejo o resultado e conto aqui, com fotos em poses especiais. É filho que espero ver crescer, já mãe apaixonada, cativada pela criança mais nova. A coleção está completa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG