PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL AFIRMA QUE BRASIL PRATICAMENTE CONSEGUIU ERRADICAR A EXTREMA POBREZA

Em 20 anos, cerca de 60% dos brasileiros passaram a ter um nível de renda maior Foto: Banco Mundial/ Mariana Kaipper Ceratti
Em 20 anos, cerca de 60% dos brasileiros passaram a ter um nível de renda maior
“De 1990 a 2009, cerca de 60% dos brasileiros passaram a um nível de renda maior. Ao todo, 25 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema ou moderada”, afirma o documento.
“Quando eu era jovem, os pobres não tinham nenhuma oportunidade. Hoje, acho que o Brasil está... (clique em "mais informações" para ler mais)
menos desigual. Dois dos meus netos, por exemplo, conseguiram fazer faculdade e agora estão formados”, conta a empregada doméstica aposentada Maria de Souza Moreira, 80 anos, enquanto espera um ônibus na rodoviária de Brasília, a apenas 3km do palácio presidencial.
A impressão é comprovada em números e análises em um novo relatório do Banco Mundial.  “Prosperidade Compartilhada e Erradicação da Pobreza na América Latina e Caribe” mostra que o Brasil conseguiu praticamente erradicar a extrema pobreza, e o fez mais rápido que os países vizinhos. Para completar, o país acabou puxando para cima o desempenho da região como um todo.
“Entre 2001 e 2013, o percentual da população vivendo em extrema pobreza caiu de 10% para 4%”, informa o estudo. “De 1990 a 2009, cerca de 60% dos brasileiros passaram a um nível de renda maior. Ao todo, 25 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema ou moderada. Isso representa uma em cada duas pessoas que saíram da pobreza na América Latina e no Caribe durante o período.”
Os autores lembram que, até 1999, os índices de extrema pobreza no país e no resto da região eram parecidos, em torno de 26%. Foi em 2012 que se observou uma redução maior no percentual brasileiro: 9,6%, ante os 12% regionais. Também chamam a atenção os indicadores de mobilidade social nesse período. Atualmente, os do Brasil ficam em terceiro lugar na região, atrás do Chile e da Costa Rica.
O bom desempenho brasileiro se explica por três motivos. Primeiro, pelo crescimento econômico a partir de 2001, bem mais estável que o registrado nas duas décadas anteriores. Segundo, pelas políticas públicas com foco na erradicação da pobreza, como Bolsa Família e Brasil sem Miséria.
Terceiro, pelo mercado de trabalho nacional: no período da pesquisa, aumentaram as taxas de emprego e o percentual de empregos formais (60% em 2012). O relatório ainda aponta a evolução do salário mínimo, que fortaleceu o poder de compra dos brasileiros.
Fonte: ONU. Blog parceiro cadastrado.

Foto: Banco Mundial/ Mariana Kaipper Ceratti

Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

World Bank Report BRAZIL SAYS ALMOST GOT TO ERADICATE EXTREME POVERTY "From 1990 to 2009, about 60% of Brazilians have a higher income level. In all, 25 million people have escaped extreme or moderate poverty, "the report said. "When I was young, the poor had no chance. Today, I think Brazil is ...
Banco Mundial Informe BRASIL DICE CASI CONSIGUIÓ erradicar la pobreza extrema "De 1990 a 2009, aproximadamente el 60% de los brasileños tienen un nivel de ingresos más alto. En total, 25 millones de personas han salido de la pobreza extrema o moderada ", dijo el informe. "Cuando yo era joven, los pobres tenían ninguna posibilidad. Hoy en día, creo que Brasil es ...

10 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se a pesquisa da ONU está correta. Vejo ainda mendigos nas ruas e no nordeste e no norte não sei se nos rincões muito longe tem gente ainda morrendo de fome. Sei que nas cidades é difícil e que as pessoas as vezes escolhem morar nas ruas mas para que a estatistica esteja certe é preciso que não tenha mais gente morando nas ruas.
Jorge Macedo Soares

Anônimo disse...

A responsabilidade por tirar o Brasil da conta da miséria é de todo o povo. Parabéns presidenta Dilma pelo projeto bolsa família! Com acertos e erros, saímos da margem negra.
Eduardo Soares

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Bom dia, Eduardo!
O bolsa família contribuiu para a melhoria do padrão social e econômico da população. Muitos vilarejos vivem daquilo que aposentados recebem e, agora, de tal contribuição.
Obrigada pelo comentário e um abraço!

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Jorge, bom dia!
Não há como podermos aferir, nós que vivemos nos grandes centros.
Mas se o bolsa família chegar a tais rincões, com certeza o padrão de vida em tais lugares melhorou. E muito.
Um abraço e um ótimo sábado! Obrigada pelo comentário!

Anônimo disse...

Para que dez famílias saiam da miséria absoluta, outras cem famílias amargam o desemprego do cabeça do casal. Onde está a vantagem de tal aritmética?
Jairo Aguiar

Anônimo disse...

Bom dia Gloria. Desculpa mas os dados não podem estar certos, Desculpa mais isso nao e certo nao concordo com a materia e nao sei de onde vem esses dados so sei que rodo todo brasil e os dados nao condis com a realidade porque tem lugares no Sertao que junto do bolsa familia veio mais bares, e drogas onde nao existia antes e familias inteira come palma pra nao morrer de fome. As obras de irrigacao pararao em 80% do nordeste.
Quem conhece o interiorzao sabe que nao e verdade.
João Antonio Batista

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, João Antonio!

Os dados foram divulgados pela ONU e não tenho como saber como chegaram a eles ou sua veracidade. O fato é que o bolsa família tem a capacidade de melhorar a vida daquelas pessoas menos favorecidas e deveria, é certo, ser acompanhado por um programa de incentivo à inclusão social, como o desenvolvido por ONGs e cooperativas.
Damos o instrumento para comprar o peixe, mas não a técnica para pescá-lo.
Um abraço, obrigada pelo comentário e um bom dia!

Anônimo disse...

Dá pra acreditar nas estatísticas? Será que não estão maquiadas?
Jorge Salomão

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Jorge, bom dia!
Não há como dizer. Teoricamente, o bolsa família, se chega ao destino, consegue reverter o quadro e tirar o Brasil da miséria.
Por outro lado, a classe média vem sentindo os efeitos de uma crise, com o fechamento de postos de trabalho e o encerramento das atividades de muitas empresas, o que é um dado sensível.
Um abraço e obrigada pelo comentário!

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Jairo, boa noite!
Acho que a conta não é tão simples assim. Há dinheiro suficiente para investir no fim da miséria e na conservação dos empregos.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG