PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Frevo ganha título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO


Frevo no carnaval de Recife (UNESCO)



O frevo, ritmo musical e de dança do carnaval pernambucano, ganhou nesta quarta-feira (5) o título dePatrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O anúncio foi feito na sede da agência em Paris durante a 7a sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, evento da UNESCO que durá até  o dia 7 de dezembro. (Confira aqui página da candidatura do frevo para o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.)


Dentre as razões para a escolha estão as...
cadeias de sociabilidade e diálogo originárias dessa dança, geradas por jovens e que implicam formas criativas de interagir na dinâmica social e em suas releituras consequentes — como por exemplo, o uso da arte do frevo em peças de teatro e na dança moderna.
Além disso, o ritmo contribui para o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana por ser formado pela mistura música, dança, capoeira, artesanato, entre outros. O frevo também exalta e compõe as múltiplas identidades dos seus guardiães, assim como a diversidade cultural dos homens.
O frevo surgiu no final do século XIX em Olinda e Recife, como uma forma de expressão popular nessas cidades. Desde 2007,  tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A proposta de inscrição na UNESCO do ritmo, único candidato brasileiro na seleção, foi realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Outras 35 candidaturas foram feitas para ingressar na lista de patrimônio, como o canto budista de Ladakh (Índia), o trançado tradicional de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália). Segundo a UNESCO, o Patrimônio Cultura Imaterial refere-se a práticas e expressões transmitidas de geração em geração tais como tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, rituais e eventos festivos.
O frevo se une a outras duas manifestações da cultura brasileira na Lista Representativa: o samba de roda do Recôncavo baiano e as expressões gráficas e orais da tribo Wajãpi.
Fonte: ONU
Blog parceiro, cadastrado. 
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Esteja à vontade para perguntar, comentar, questionar ou criticar. Acompanhe.Terei muito prazer em recebê-lo.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!

Estarei em férias no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro.
Desejo a todos, desde já, um excelente Natal e um ano novo pleno de realizações!

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG