PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ESPINHAS: SAIBA COMO ACABAR COM ELAS. ACOMPANHE O ANTES E DEPOIS

Agatha Hatzopoulos




Se você está decidida a ter a pele linda, lisa e perfeita, não precisa gastar muito, mas disciplina é fundamental e funciona, mais e melhor do que todos os cremes e milagres apregoados pela televisão e... 

Se você está decidida a ter a pele linda, lisa e perfeita, não precisa gastar muito, mas disciplina é fundamental e funciona, mais e melhor do que todos os cremes e milagres apregoados pela televisão e internet. Seguindo as orientações, você verifica os primeiros resultados em duas semanas. Parece bom demais?

Em primeiro lugar, não existe uma fórmula mágica. Se alguém apresentar uma a você, desconfie. Isso porque por melhor que ela seja, se você voltar a fazer as mesmas coisas, terá os mesmos resultados: mais espinhas. A mesma conversa fiada dos regimes relâmpago.

Carol, pele perfeita.























Quando a Carol (enteada-filha-criatura-perfeita-de-Deus) era adolescente, carinha avermelhando de espinhas, impliquei com ela até que sua pele ficou lisinha, mantida com cuidado até hoje. Agora é ela quem me dá dicas para uma pele linda e indica produtos incríveis, muitos dos quais nunca ouvi falar ou formas de aplicação inusitadas. Ela não é perfeita?

A Stéphanie, porque sou uma mãe muito chata, jamais teve espinhas. 

Funcionou com a Carol, com a Fanny e, agora, está resolvendo o problema das espinhas da nossa estagiária, que não terá o nome revelado, a despeito da autorização. 

Quando ela chegou, tinha o rosto coberto de crateras vermelhas; em um mês, já estão quase todas desinflamadas. Ela está tão feliz que topou fotografar para o ANTES e DEPOIS, se bem que o ANTES, agora, não é tão antes, assim. Já desinchou muuuuuito e a vermelhidão maior já passou. Hoje há mais manchas de sol do que espinhas. 

O projeto é chegar a dezembro com uma pele de pêssego para o baile de formatura. Tempo mais do que suficiente. O segredo?


GOSTOU? COMPARTILHE

Bom senso. Bom senso, claro, que pode ser traduzido em uma receita simples, que passo tim-tim por tim-tim abaixo:


1. LAVAR O ROSTO DE MANHÃ E À NOITE. TRADUÇÃO: HIGIENE

Espuma de sabonete, sabonete de enxofre

espuma de sabonete. espinhas como cuidar
Já tive o rosto queimado, quando adolescente (fazendo doce de leite com leite condensado na panela de pressão), quando o médico me recomendou - a jovem paciente desesperada em busca de uma operação plástica -, espuma de sabonete. Não ficou nem uma manchinha para contar a história, mas a espuma de sabonete entrou para a história da família. Com as espinhas das meninas não poderia ser diferente. 

Como higienizar uma pele machucada e inflamada por espinhas?

beneficios-do-sabonete-de-enxofre-para-a-pele
Você pode usar água morna (jamais quente, porque irá ferir ainda mais a pele já irritada), que abre os poros, ou fria, e deve dar preferência para um sabonete que tenha enxofre em sua composição (porque ajuda na secagem e cicatrização das espinhas). Antigamente eles cheiravam mal, era uma coisa horrorosa, um horror necessário; hoje há algumas marcas com perfume suave.
Para lavar, não esfregue o sabonete no rosto (isso em hipótese alguma, com ou sem espinhas); passe a barra entre as mãos úmidas e depois esfregue as mãos até obter uma espuma abundante e cremosa. É essa espuma que deve ser passada no rosto. Massageie suavemente e enxague bem.

Lavar o rosto de menos faz mal; lavar demais, também. 

É recomendável lavá-lo duas vezes por dia: pela manhã e à noite. Mais do que isso estimulará a produção de óleo pela sua pele, tudo o que você não quer.


2. ADSTRINGENTE OU TÔNICO?

adstringente ou tonico: qual é o melhor
A função de ambos é eliminar as impurezas da pele, ideal para após a lavagem do rosto. Umedeça uma mecha ou almofada de algodão e aplique delicadamente em todo o rosto. Delicadamente!

O adstringente, em geral, é mais recomendado para peles oleosas, mas o álcool produz efeito reverso: na hora, a pele parece ótima, mas incentiva a produção de oleosidade, o que não é bom.

Prefira um bom tônico, depois da limpeza, pela manhã e à noite, e também uma vez, à tarde.


SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.

3. NÃO TOQUE O ROSTO. JAMAIS.

Para quê levar mais do pior onde já está ruim?

bactérias nas mãos. espinhas
Pense: as espinhas são processos infecciosos, estão inflamadas e suas mãos, sujas, contaminadas (sempre estão, com certeza). Você vai ao banheiro, lava as mãos e depois toca a maçaneta da porta, atende uma chamada no aparelho celular, folheia um livro, encosta no corrimão da escada, aperta o botão do elevador, cumprimenta o amigo. O mundo em que vivemos está carregado de bactérias.

Como as espinhas já são colônias de bactérias, você vai alimentá-las, para que cresçam e apareçam cada vez mais.

Não importa o que faça, não toque no rosto. Não resiste?

Se disser que não consegue, não acredito, porque sei que vai conseguir. Estas são regras traçadas para que se alcance um objetivo. Difícil no começo, mas você aprende a lidar com isso.

Questão de educação, de autodisciplina, por uma boa causa. Uma imensa boa causa. Portanto, jamais - jamais, mesmo - toque o rosto, a não seja para deixá-lo mais lindo do que já é.

Se não pode tocar, que o diga espremer espinhas!
Espremer espinhas é o pior dos crimes para sua pele. As unhas estão sempre infectadas e ainda que não estivessem, você estaria espremendo feridas abertas (uma região supersensível e inflamada). Resultado?

Marcas que podem durar a vida toda. É um péssimo hábito que precisa ser eliminado com uma boa educação.


4. ALIMENTAÇÃO

A beleza da pele começa por dentro

venenos de comer. catchup refrigerante mostarda
Troque o catchup, a mostarda, a pimenta, o chocolate, a maionese, a carne de porco (e a linguiça), os enlatados, amendoins e salgadinhos, hambúrgueres e refrigerantes por alimentos saudáveis: mais verduras, frutas, legumes, carnes magras, sucos "sem caixinha" e água, muita água.
Eu não disse "elimine", mas "troque". Posso fazer melhor: evite o máximo possível, pelo bem de sua pele. Ficou mais assimilável?

De todo modo, evitar soa mais ou menos como "cruze a rua" quando passar aquele alguém indesejável.

A coisa pode ficar melhor ainda se você procurar um nutricionista. O profissional pode mostrar a você que a alimentação saudável não significa comida insípida. Se não o fizer, mude de nutricionista, a não ser que seu mundo sem catchup será um deserto sem estrelas. Paciência!


5. MAQUIAGEM: DÊ UM TEMPO PARA ELA

Deixe sua pele respirar livremente! 

base carregada não esconde imperfeições. espinhas e cravos
Se há poros com problemas o pior que você pode fazer é entupi-los com pós, cremes e produtos químicos.

Responda o que é melhor: cobrir seu rosto com base, pó compacto e montanhas de maquiagem para fingir que sua pele é bonita ou ter essa pele que você pretende "vender", sem gastar nada?

Com montes de maquiagem você pode enganar quem está longe. Mas basta que esse alguém se aproxime, para conversar com você, para que identifique crateras, vulcões e dezenas de irregularidades que make nenhum consegue corrigir.

Usar maquiagem com a pele ruim tem o mesmo efeito que aquelas selfies supertrabalhadas em que a pessoa se maquia, usa filtro, corrige com o Photoshop até que a imagem postada não lembra quem ela é, nem de longe. De perto, então, nem pensar.

Passe rímel, batom, corrija as sobrancelhas com sombra ou lápis próprio para sobrancelhas (em hipótese alguma com lápis para os olhos, porque eles contém cera, elemento que fecha os poros: menos fios e mais espinhas) e espere que a pele melhore.


6. EXPOSIÇÃO AO SOL

sol e vitamina D
O sol pode ajudar a secar as espinhas, se você se expuser de quinze minutos até meia hora por dia, pela manhã, até as 10 horas, ou após as 17 horas. O interessante não é suar, o que é indesejável, mas se beneficiar dos efeitos cicatrizantes que o sol oferece, além de ajudar a metabolizar a vitamina D - o sol é a melhor fonte do mundo.

Excesso de sol, ao contrário, ajuda na produção de óleo e abre os poros, acumulando sujeira e favorecendo a infecção das espinhas (Tudo de novo!!)

Não aconselho o uso de protetor solar, até que o processo de desinflamação termine. O melhor é não se expor mais do que o recomendado.

Eu e a Carol temos alergia a quase todos os protetores solares, com exceção, na linha dos mais acessíveis, do Sun Fresh, da Neutrogena.

Nada contra os da Nívea, os da L'Oreal, os da Coppertone, os da Sundown (facilmente encontrados também em qualquer farmácia e que uso no corpo), mas é aplicar qualquer um deles para que apareçam pequenas bolinhas brancas na pele. Se fazem isso em mim, o que dirá em quem tem a pele já prejudicada?

Por isso, atenção aos protetores solares para o rosto, mesmo quando você conseguir sua pele de pêssego.


7. QUANDO DESINFLAMAR, É HORA DA ESFOLIAÇÃO

Tire o velho para que nasça o novo!

ESPINHAS: SAIBA COMO ACABAR COM ELAS. ACOMPANHE O ANTES E DEPOISDepois que você não tiver mais manchas vermelhas na pele, parta para a esfoliação. Para saber se chegou a hora, fotografe e amplie.

Se trabalhar a pele antes do tempo, sensível e irritada, produzirá mais sensibilidade e irritação. Por isso é preciso paciência. 

Uma vez que chegou até aqui, já obteve bons resultados. Aguarde um pouco mais.

A esfoliação "arranca" células mortas, depositadas na camada superficial da pele, o que ajuda na renovação celular. Há vários produtos no mercado próprios para isso, mas você pode improvisar com fubá e limão (receita da vovó) ou açúcar e limão (aprendi no Anna Pegova).

Toda esfoliação (ou a aplicação de qualquer produto na pele) deve ser feita com delicadeza, suavidade, porque ela é um órgão (o maior do corpo humano) supersensível e você pode ferir-se, mesmo que não perceba. E dará vazão a mais um processo infeccioso.

Jamais esfolie a pele mais do que uma vez por semana: se abusar, obterá o efeito contrário, ou seja, uma pele mais grossa (a pele reagirá como quando produz calos).

Depois de esfoliar, lave bem o rosto com água morna ou fria e use o adstringente ou tônico. 


Esfoliou? Não se maquie por um ou dois dias

Você pode esfoliar a pele durante toda a vida, para renová-la, deixá-la lisa e viçosa, mesmo que não tenha passado por um processo infeccioso, como é o caso das espinhas. Mas jamais esfolie mais de uma vez na semana e não se maquie depois da esfoliação, por um ou dois dias, ou perderá todo o trabalho, entupindo os poros.


8. LIMÃO E MORANGO

Hora de igualar o tom

Tanto limão como o morango produzem o efeito clareador das manchas da pele. Pode aplicá-los com a esfoliação ou depois dela, antes de usar tônico ou adstringente.

Cuidado! Limão e exposição ao sol não combinam, pois o ácido do limão pode manchar a pele com queimaduras difíceis de sair. Depois de usar a máscara, lave bem o rosto e use o tônico.


Observações:

a lagoa azul filme. De Volta à Lagoa Azul, estrelado pela Milla Jovovich (Return to the Blue Lagoon)
1. O morango é menos agressivo do que o limão. Portanto, você pode usá-lo antes de chegar nesta fase. Mas lembre-se se limpar bem a pele antes e depois de usar a máscara.

2. Limão com fubá é uma receita superantiga de esfoliante, usado por todas as nossas avós.

3. A receita de limão com açúcar aprendi no Anna Pegova, quando fiz uma limpeza de pele no instituto, há muitos anos. 

4. Limão para clarear a pele é citado no filme De Volta à Lagoa Azul, estrelado pela Milla Jovovich (Return to the Blue Lagoon): a jovem filha do capitão do navio que aporta na ilha critica Lilli pela pele morena: "Você nunca ouviu falar de limão?"
Portanto, receitinha antiga, também.


9. PÓS-ESPINHAS

A fase pós-espinhas é só alegria para quem se impôs a escolha de fazer a transição. Mas não são apenas flores e curtição. Ou são.

Artistas, depois de um tempo, transformam-se, ficam muito mais bonitos do que quando iniciaram a carreira. Quem nasce rico pode não ter sido abençoado com o favor da Natureza, mas educação e a orientação de bons profissionais ajudam um bocado. 

Para se manter como uma seda, a pele precisará que você continue a manter todos os cuidados da listinha: limpeza, hidratação, uma boa alimentação, que você, com o tempo, incorporou ao dia a dia. Quer saber?

Vale a pena.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Gostou? Comente, compartilhe, inscreva-se para receber publicações.

Não gostou? Comente. Seu comentário ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você.

Me redimo de qualquer deslize, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches
Postar um comentário

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

QUEM SOU EU

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG