PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

sexta-feira, 29 de março de 2013

COMO FAZER MUDAS DE PLANTAS


Como descrevo no perfil, “morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas”. Vivendo rodeada de plantas, seria natural plantar. E plantava. Sempre e continuamente: flores, arbustos, árvores. O verde que me aparecesse. Sem técnica, apenas com as mãos e minha paixão.
Um dia, recebemos a visita de um engenheiro agrônomo. Não lhe recordo o nome, mas sua lição ficou gravada.
Estava eu a plantar, quando ele retrucou: “Está fazendo tudo errado!”
Explicou-me, então, como se produz uma muda. Suas credenciais o recomendavam: além de sua formação e especialização no lidar com plantas, trabalhava no INCRA. A lição é óbvia, pois apenas trazemos para a prática do plantio o que aprendemos nas aulas de biologia.
Minhas mãos, verdes que eram, pela insistência, tornaram-se mágicas, em função da técnica.

Podemos produzir mudas, segundo esta técnica, a partir de plantas que crescem no fomato de árvores, arbustos ou mesmo de ramadas, como o pé de maracujá (leia, a propósito, MEU PÉ DE MARACUJÁ OU COMO FAZER MUDAS DE MARACUJAZEIRO).

Os arbustos, de onde se... retiram as mudas, podem ser grandes ou pequenos, e a extração torna desnecessário o plantio por sementes. Isso porque as plantas têm a propriedade de desenvolver células diferentes, segundo a necessidade. Assim, onde seriam desenvolvidas folhas, crescerão raízes.

1. A RETIRADA DO RAMO

Preferencialmente retire o ramo da planta original com o “olho”: em um puxão firme, para baixo, o ramo retirado virá com uma espécie de pezinho, originado do local em que nasceu, no galho principal (Figuras 1 e 2). Esse “olho” tem maiores probabilidades de se transformar em raiz.

figura 1
figura 2
No entanto, se não for possível, corte perpendicularmente o ramo da planta original. Isso garantirá menor exposição da matriz a invasores.
Depois, faça um corte longitudinal na nova muda, para que haja maior exposição da superfície, para a absorção de nutrientes. Observo que, se retirado o ramo de uma árvore, este não deve ser lenhoso (duro, seco), mas verde.

figura 3
2. RETIRADA DAS FOLHAS E DA PONTEIRA
Ainda utilizando-se das propriedades transformadoras das plantas, retire as folhas e brotinhos inferiores  e corte a ponta superior. Em geral, apenas com uma desbastada com a mão, em sentido contrário ao crescimento da folhagem é suficiente (segure o galho e escorregue a mão para baixo). Por quê?
Lembra-se das aulas de biologia? As plantas produzem hormônio de crescimento nas extremidades (e em pequena quantidade, no seu todo - caule e galhos). É por isso que, quando entalhamos um coração no tronco de uma árvore – já fez isso antes? - , depois de dez ou vinte anos ele estará lá, no mesmo lugar, ainda que ela tenha crescido muitos metros e alargado o seu tanto.
Isso explica o corte da ponteira e também das folhas supérfluas: ao se fazer uma muda, devemos concentrar a energia da planta na raiz. Retirando a ponta, resolvemos a questão dos hormônios; com menos folhas, a energia não se dissipará: estará concentrada para a produção de raízes.
Existe outra razão para a retirada das folhas. Observe a figura 4: em cada nó, onde cresciam folhas, a planta desenvolverá raízes. Por esse motivo, quantos mais nós forem enterrados, melhores chances terá de sucesso. Não é preciso exagerar: três a cinco nós são o bastante.
figura 4
Nas figuras 5 e 6 podem ser observadas as mudas prontas. Um detalhe que esqueci de fotografar: recomenda-se cortar (com uma tesoura) as folhas restantes – deixe-as com aproximadamente metade a dois terços do tamanho original. Às vezes, corto, outras, não, vez que não é preponderante para a eficiência do plantio.
O costume de plantar tornou-se parte de mim – independentemente de onde eu viva. Entretanto, nem sempre tenho à mão uma tesoura. Mas as mudas... essas estão à disposição.
Registro, apenas para conhecimento, dado que não o utilizo: existe à venda hormônio para o desenvolvimento de plantas, que pode ser  pincelado na muda, na parte que será enterrada. 
Uma última dica: há plantas que preferem solos arenosos; outras, calcáreo; algumas, solo ácido; há as que apreciam grande quantidade de sol; outras, apenas luz indireta; as que vivem melhor em solo encharcado; há aquelas que admitem pouca irrigação. 
Não é preciso ser um estudioso para adivinhar o que é o melhor para as plantas. 
Em primeiro lugar, observo se a planta matriz é viçosa e o lugar onde ela cresce. Por via das dúvidas, produzo em geral três mudas, que planto em locais diversos: uma mais exposta (maior insolação), outra perto de um muro (mais acidez) e a terceira, onde entender melhor. Ao menos uma das três vingará.
figura 5
figura 6
Aprendi, enfim, que não existe "mão boa" ou "mão podre" para plantar. Existe, sim, técnica, fundamentada no conhecimento, na intuição e na experiência.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Há mais postagens que talvez interessem a você. Faça uma visita. É só acessar:

BELA ITANHAÉM

TROCANDO EM MIÚDOS

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG