PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Jovens Ticuna e Kokama expõem trabalhos sobre direitos humanos com apoio do UNICEF

Exposição com jovens e crianças produtoras. (Foto: UNICEF e PCSAN)

Exposição fotográfica, desenhos, jornais, programas de rádio e vídeos produzidos por 42 crianças e jovens Ticuna e Kokama foram apresentados ontem (13), em Tabatinga, no Amazonas, durante evento de encerramento das oficinas de comunicação promovidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como parte do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas (PCSAN).
Os jovens de Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença aprenderam a usar as diversas ferramentas de comunicação com o objetivo de registrar e disseminar direitos humanos, em especial,...
dos povos indígenas, com atenção para crianças e jovens.
“Gostei de fazer jornal, tirar foto, mexer no computador. Foi bom aprender sobre alimentação boa, faz bem para a saúde. Gostei de gravar entrevista na rádio. Aprendi que a criança tem direito a comunicação”, diz a Kokama Charliene Andrade, 10 anos.
“A oficina de comunicação me ajudou a me comunicar mais com as outras pessoas, e trocar idéias que nunca tinha feito ou praticado. Esta oficina foi muito divertida e emocionante. E nesses três módulos de jornal, fotografia, rádio e vídeo foram as melhores coisas que aprendi a praticar”, comenta o Ticuna Marcos Jhollyfer.
As Oficinas de Comunicação foram realizadas entre agosto e novembro, contando com a participação de vários parceiros locais, regionais e nacionais.
¨Já reconhecemos essa ação como uma boa prática, cuja metodologia o UNICEF disseminará com o propósito de incentivar que outras crianças e jovens indígenas sejam capacitadas no uso de ferramentas de comunicação para promoção e garantia de direitos humanos¨, afirma a coordenadora do Programa de Sobrevivência & Desenvolvimento Infantil e HIV/aids do UNICEF e responsável pelo PCSAN no UNICEF, Cristina Albuquerque.Jovens e crianças durante oficina de comunicação do UNICEF. (Foto: UNICEF e PCSAN)
O PCSAN tem sido realizado, desde 2010, por cinco organismos das Nações Unidas (FAOOITOPAS/OMSPNUDe UNICEF), em parceria com o Governo Brasileiro, representado pela Fundação Nacional do Índio (Funai); Ministério da Saúde (MS); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O financiamento do Programa é garantido pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG-F), criado com recursos do Governo da Espanha. O compromisso de dar continuidade às oficinas de comunicação tem sido assegurado pelos parceiros locais do UNICEF: prefeituras municipais de Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença; Funai Alto Rio Solimões; Dsei Alto Rio Solimões; lideranças indígenas das três comunidades (Umariaçu I e II, Filadélfia e Colônia São Sebastião), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Rádio Nacional Alto Solimões, Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngues (OGPTB), Museu Maguta e Associação das Comunidades Indígenas Kokamas de São Paulo de Olivença (Acik/SPO). A rede de comunicação Amazon Sat também tem sido outra parceira das Oficinas de Comunicação.
Fonte: Rádio ONU. Veiculado em 14-11-2012.
Blogue parceiro, cadastrado. Ao reproduzir, cite a fonte.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great weekend!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bonito o trabalho dos jovens.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG